QUEM SOMOS!

sábado, 7 de maio de 2016

Lentilha - Lens culinaris



Informação Nutricional

Quantidade por 100 gramas

Calorias 116

Gorduras Totais 0,4 g

Gorduras Saturadas 0,1 g

Gorduras Poliinsaturadas 0,2 g

Gorduras Monoinsaturadas 0,1 g

Colesterol 0 mg

Sódio 2 mg

Potássio 369 mg

Carboidratos 20 g

Fibra alimentar 8 g

Açúcar 1,8 g

Proteínas 9 g

Vitamina A 8 IU Vitamina C 1,5 mg

Cálcio 19 mg Ferro 3,3 mg

Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,2 mg

Vitamina B12 0 µg Magnésio 36 mg

A tradição diz que quem comer lentilha no ano novo terá sorte o resto do ano. Mas estudos comprovam que quem comer lentilha o ano inteiro terá a saúde reforçada, também pelo resto do ano. O que parece melhor?

Ricas em vitaminas, proteínas, ferro e fibras, as lentilhas são pequenas leguminosas superconcentradas. Apenas 11,2% de sua massa total é de água, e o melhor de tudo é que elas possuem 0% de gordura.

Isso mesmo, a lentilha não possui nenhum tipo de gordura. Nem mesmo as benéficas como o ácido graxo poli-insaturado. Um copo inteiro de lentilhas cozidas possui apenas 230 calorias!

Casos em que o consumo de lentilha é útil

Anemia – Além de ter uma quantidade extremamente concentrada de ferro, a lentilha fornece também nutrientes como cobre e folatos, que contribuem para aumentar a produção de hemácias no sangue.

Prisão de ventre – Graças à grande quantidade de fibras presentes na composição da lentilha, ela acaba estimulando os movimentos peristálticos do intestino.

Diabetes – Apesar de apresentar um índice bastante alto de carboidratos, eles liberam muito lentamente as moléculas de glicose no intestino, e por isso acabam não causando uma subida exagerada no nível de açúcar no sangue.

Aumento de colesterol– As fibras presentes na lentilha acabam se juntando ao colesterol de outros alimentos e fazendo com que eles sejam eliminados nas fezes, junto com os ácidos biliares que iriam ser a matéria prima para o nosso organismo produzir seu próprio colesterol.

Uma gravidez saudável

Extremamente rica em ferro e folatos, a lentilha torna-se essencial para o cardápio das gestantes, que precisam desses nutrientes presentes nela para evitar a anemia na gravidez e também para prevenir más formações no sistema nervoso do feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário