QUEM SOMOS!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Viburno – Viburnum opulus


É também uma planta ornamental por causa do destaque dos seus frutos que são vermelhos vivos e destaca-se com a cor verde das folhas.

É conhecida aqui no Brasil como Viburno ou rosa-de-gueldres.

Ela cresce por 5 metros e se espalha por 4 metros. Ela também é conhecida como bola-de-neve em alguns países, principalmente em época de primavera/verão por causa do aparecimento das suas flores que são brancas e enchem a planta, e são um cacho bem cheio.

Começa a aparecer as flores verdes na primavera, e depois elas ficam brancas, enchendo o pé. Suas folhas são opostas e tem forma como se dividisse em três partes.

É levemente serrilhada nas extremidades. Como os cachos das flores do viburno costumam ser cheios e bem bonitos, eles são muito usados em arranjos para enfeite.

Sendo que elas não são perfumadas. Seus frutos, como são vermelhos e chamativos, os pássaros costumam frequentar os arredores da planta para se alimentar. A cortiça que é usada por humanos, é retirada dos galhos da planta.

Componentes Químicos

Ela contém princípios amargos chamado viburnina

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Adstringente

Anti-inflamatória

Antiespasmódica

Cardiotônica

Sedativa

Partes usadas

A parte usada para fins medicinais nela é só a cortiça (casca).

Como usar / Chás e receitas

Dá pra se fazer tintura e decocção com a cortiça do Viburno

Chá: Serve para dor, cólica relacionada ao período menstrual. Toma meia xícara de uma decocção a cada 4 horas enquanto estiver fazendo o tratamento.

Tintura: Serve para amenizar a tensão, TPM, nervosismo, ansiedade, dor, cólica, dor relacionada ao sistema digestivo e urinário. Muita gente usa 20 gotas misturando com remédios para síndrome do cólon irritável.

Óleo: Pode ser usado para massagem em regiões com dores musculares. Misture óleo de alecrim, tomilho e lavanda em 5 ml do óleo macerado do viburno para massagear o corpo.

Creme: Aplique sobre regiões doloridas de câimbras e tensão muscular em qualquer região do corpo.

Cuidados no uso e advertências

Ela não pode ser usada na gravidez.

Tem um sabor ácido pois é levemente tóxico se usado em demasia, podendo causar enfermidades como diarreia, náuseas, indigestão e vômitos sua superdosagem.

Cultura e como plantar

É uma planta considerada muito fácil de cultivar. É uma planta que prefere ambiente com sol direto e solo úmido e bem drenado para se estabelecer. Ela está acostumada com esse ambiente porque na natureza ela é mais encontrada em bosques.

Tem que ter cuidado quando for colher a cortiça do Viburno para não machucar a plantar. É aconselhável colher um pouco de cada arbusto. Tem que ter cuidado com a doença da mancha, que mais afeta o viburno. Ela é muito usada em jardins, também para se fazer cercas vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário