QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Verônica - Veronica officinalis


A Veronica officinalis L, ou simplesmente Verônica, é uma planta da família das Scrophulabiaceae que possui determinadas propriedades medicinais que podem ser aproveitadas na forma de chá ou compressas quentes e ainda em produtos encontrados em farmácias de manipulação.

A planta nativa da Europa, mas também encontrada em panes da Ásia e América do Norte, é cultivada em locais frios e possui sabor amargo e pequenas flores de cor branca ou azul claro.

A Verônica possui várias aplicações, auxiliando desde problemas como a falta de apetite, à enxaqueca causada por uma má digestão ou aquela sensação de peso no estômago.

As coceiras ou as populares “comichões” também podem ser tratados com a planta, que ajuda a suavizar a pele ressecada pelo frio intenso.

Entre os nossos avós ou bisavós ela é bastante comum, tendo sido sempre utilizada na medicina popular devido às suas propriedades curativas, sendo possível ser também sua aplicação em crianças.

Suas indicações variam dentre as já citadas e em casos de bronquite, rouquidão e chiados no peito, reumatismo, contusões acompanhadas de dores e incômodos da artrite em geral.

Propriedades

Diurética

Sedativa

Analgésica

Antisséptica

Anti-inflamatória – também das vias urinárias

Antiulcerosa

Antimicrobiana

Laxante

Expectorante

Eupéptica

Anti-hemorroida

Tonificante

Depurativa

Digestiva

Béquica

Aperitiva

Como utilizar a Verônica

A Verônica pode ser utilizada em forma de chá, para tratar dos problemas internos como a inflamação das vias urinárias, úlceras ou mal estar relacionado à digestão, ou em forma de compressa para as enfermidades externas como coceira, dores musculares entre outras. Veja abaixo como usar a planta nestas duas ocasiões.

Para fazer o chá você irá precisar de 1 litro de água e cerca de 30 a 40 gramas das folhas e caule da Verônica. Leve a água ao fogo e espere até que alcance a fervura para adicionar a planta em pequenos pedaços, deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos e espere ficar morna para poder ser consumida.

Lembre-se de coar antes de beber. Beba de 3 a 4 xícaras por dia, mas atenção ao adoçar, o uso de açúcar pode interferir na eficiência de suas propriedades.

Para a compressa você irá seguir o mesmo procedimento do chá: 30 a 40 gramas das folhas e caule de Verônica para 1 litro de água. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos e quando estiver à temperatura morna, ou suportável para a pele, aplique sobre a área afetada com um pano limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário