QUEM SOMOS!

domingo, 3 de abril de 2016

Tangor - Citrus reticulata x sinensis



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:             Magnoliopsida

Ordem:           Sapindales

Família:          Rutaceae

Género:           Citrus

Espécie:           Citrus reticulata x sinensis

Nome binomial          Citrus reticulata x sinensis

O tangor é um citrino híbrido da laranja mandarina (tangerina, Citrus reticulata) e da laranja doce (Citrus sinensis). O nome "tangor" é uma formação do "Tang", de Tangerina e o "or" da palavra laranja em inglês, orange.

É confundido muita das vezes com uma laranja normal.

Imagine uma fruta cítrica sem semente, muito doce, suculenta e exótica é a Tangor Kinsei - uma variedade de tangerina que tem origem japonesa e foi criada em 1972 em Nagasaki, a partir da mistura da poncã e da tangor kiyomi.

Sua produção exige alto rigor nas técnicas de cultivo e de seleção, o que garante padrão internacional de qualidade.

No Brasil, o cultivo de Tangor Kinsei ainda é recente, chegou na década de 80. Ela é ótima para ser consumida in natura, mas é também um ingrediente interessante para receitas de doces, sucos e geleias. As vitaminas B e C e o potássio fazem parte de sua composição.

As condições necessárias para o plantio envolvem clima ameno, solo bem drenado, fértil e profundo, com boa disponibilidade de água durante o ano. A colheita ocorre entre os meses de abril e agosto, tendo safras temporãs de setembro a dezembro.

Outra característica que chama a atenção é o seu tamanho, que corresponde ao dobro de uma poncã. A coloração amarela intensa e o “pescoço”, uma saliência na região do pedúnculo são também destaques.




Nenhum comentário:

Postar um comentário