QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sete sangrias - Cuphea carthagenensis


Da família das Litráceas, planta que tem o caule e os ramos revestidos de pelos glandulares, de cor avermelhada. As folhas são opostas, com pecíolo curto, isentas de pubescência na parte superior, e pilosas na parte inferior.

As flores, bem graciosas, são intrapecioladas e com cálice giboso. O fruto é uma cápsula pequena com as sementes.

Reproduz-se por sementes, preferindo solos arenosos e úmidos. Frequentemente nos campos, terrenos baldios, chácaras, quintais, hortas, jardins e beira de cursos d`água.

Floresce quase o ano todo, sendo a época de maior florescência os meses de junho e julho. A planta inteira pode ser colhida em qualquer época do ano.

Origem: América Central e do Sul, desde o México até o Uruguai. No Brasil, medra principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Propriedades: Depurativa, digestiva, diurética.

Indicações: combate a arteriosclerose, hipertensão arterial e palpitações. Limpa o estômago e intestinos. Combate também doenças venéreas e afecções da pele.

Princípios Ativos: Mucilagens e pigmentos dentre outros.

Arteriosclerose; hipertensão arterial; palpitações do coração; diurético : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá da planta fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia.

Tosse dos cardíacos; respiração difícil; irritação das vias respiratórias; insônia: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa da planta fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e adicione 1 xícara de chá de açúcar. Leve ao fogo brando, até dissolver o açúcar. Tome 1 colher de sopa, de 2 a 3 vezes ao dia.

Ativador da circulação sanguínea e função intestinal; nervosismo; depurativo; diurético: coloque 2 colheres de sopa da planta fatiada em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome de 10 a 15 gotas ou 1 colher de café, diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.

Afecções da pele, psoríase, eczemas, feridas, úlceras, furúnculos, pruridos e dermatite de contato : coloque 1 colher de sopa da planta fatiada em 1 copo de leite em fervura. Deixe ferver por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão, de manhã e à noite

Sete-sangrias, tendo seu nome científico (Cuphea carthagenensis), é uma planta da classe das herbáceas e também pode ser conhecida por outros nomes populares como guanxuma-vermelha, balsamona, chiagari, cuféa ou erva-de-sangue.

Sendo nativa da América do Sul, esta planta é pouco ramificada e possui de 20 a 60 cm de altura e pode ser colhida entre dezembro e fevereiro.

Como característica, tem seu caule áspero e revestido por pelos avermelhados. Suas folhas são verdes e simplórias, tendo suas flores de coloração rosa-arroxeada.

De acordo com a teoria das “assinaturas dos corpos” defendida por Paracelso, em que as plantas trazem a forma da parte do corpo que beneficiam, a sete-sangrias, vem trazendo o formato e cor rúbea semelhante aos vasos sanguíneos, área em que atua no corpo humano ao ser devidamente ingerida.

O nome “sete-sangrias” surgiu porque, nos tempos passados, as pessoas costumavam ser curadas por sangrias. Esta herbácea prometia ser tão poderosa na cura de males que valeria por sete sangrias, assim originando seu nome.

Suas propriedades

Adstringente, antidiarreica, laxativa, anti-hipertensiva, antiobésica, anti-reumática, anti-sifilítica, balsâmica, cardiotônica, depurativa do sangue, digestiva (limpa o estômago e os intestinos), diurética (auxiliando contra o inchaço e a favor do emagrecimento), diaforética, emenagoga (facilita no fluxo menstrual), febrífuga (tratamento de febre), hipocolesterolêmica (ajuda no tratamento de redução do colesterol alto), hipotensora (hipertensão), sedativa, sudorífera e tônica.

Alguns benefícios da sete-sangrias

• Controla arritmias cardíacas;

• Combate o enrijecimento das paredes das artérias;

• Auxilia no tratamento da insônia;

• Facilita a eliminação do ácido úrico;

• Age contra a irritação das vias aéreas.

Como preparar o chá desta planta?

Utilizar a proporção de uma colher e meia de sopa da erva (incluindo suas folhas e flores) para um litro de água. Ferver, abafar e deixar esfriar. Coar seu conteúdo e anteceder as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) bebendo uma xícara do chá de sete-sangrias.

Contraindicações

Não recomendado seu efeito terapêutico em gestantes devido ao efeito emenagogo que a planta possui, podendo causar abortos indesejados. Não ingerir o chá de forma demasiada, podendo ter como consequências diarreia e quedas bruscas de pressão arterial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário