QUEM SOMOS!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Rosa mosqueta – Rosa canina


O caule da planta é forte, duro e tem espinhos. É uma planta que cresce rapidamente se plantada em condições favoráveis. Cresce até 6 metros e espalha-se por 3 metros.

É considerada uma planta invasiva em diversas partes do mundo. Antigamente achava-se que a planta (principalmente a raiz) curava raiva em cachorros.

Colocaram o nome científico dela com a terminação “canina”, só depois de estudos científicos descobrirem que de fato não era eficaz contra a raiva.

As flores têm as pétalas brancas ou rosa-claro e não são usadas para fins medicinais, mas sim para fazer geleias e xaropes ricos em vitamina C. Suas folhas são verdes com suas bordas pontiagudas como um zigue-zague e são usadas para infusão e tintura.

Componentes Químicos

Vitaminas A, B1, B2, B3, C e K. Também os flavonoides, taninos, óleo volátil, polifenóis e carotenoides.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Adstringente

Anti-inflamatória

Diurética

Nutritiva



Partes usadas

Os frutos da Rosa-mosqueta são ricos em Vitamina C e são usados em xaropes para tosses e gripe. As partes usadas para fins medicinais e culinários são as folhas e os frutos.

Como usar

Chá-infusão: Para fazer um chá para tomar diariamente, use as folhas.

Tintura: Para tratamento de diarreia, cólicas, gastrite e usar como diurético leve, para crianças e adultos, tome 1 colher de chá três vezes por dia (crianças só uma).

Xarope: Para usar como suplemento alimentar leve para crianças, misturar com outros remédios de gosto rim. Também pode usar como xarope para tosse. Misture 225 ml de mel de abelha e 300 ml de uma decocção forte feita com os frutos da Rosa-mosqueta (peneirada). Tomar 5 ml cada vez que precisar.

Frutos: Para usar como suplemento alimentar, comer os frutos (tire as sementes antes de comer).

Cultura e como plantar

• Planta-se a Rosa-mosqueta a partir de um ramo novo cortado no verão.

• Cuidado, plantar em locais livres porque ela além de crescer rápido, espalha-se com facilidade.

• O solo deve ser bem drenado para ela crescer bem, onde o sol bata direto mas tenha uma sombra parcial.

• Não plantar em solo de praia, ou onde o sol é direto grande parte do dia.

• Aqui no Brasil é difícil encontrar no na natureza, mas se você viajar para a Europa, Ásia e África, pode achar ela em lugares como terreno abandonados e à venda e também em beira de estradas.

• Para colher seus frutos, fique atento à planta, quando começar a cair alguns já está na hora da colheita.

• Caso colha antes deles começarem a cair, ou seja, quando eles ainda estiverem verdes e duros, para consumir, é melhor cozinhá-lo para amolecerem.

• Para fazer o chá com as folhas, não tem estação certa para a colheita, pode colher a qualquer hora, mas se for usar as flores para fazer geleias, colha no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário