QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Pedras na vesícula – tratamento natural


A vesícula é um pequeno reservatório, ligado ao fígado e ao pâncreas que acumula a bile antes que ela seja distribuída para o duodeno para metabolizar as gorduras e auxiliar na digestão.

Quando chega a hora de a bile ser enviada, é a vesícula biliar quem faz a distribuição, pois, ao comermos, ela se contrai e a bile é enviada.

A capacidade de armazenamento da vesícula é de 50ml, para que seja possível a quantidade armazenada ser maior, a bile que está na vesícula se torna muito mais concentrada, já que perde água.

Pedras na vesícula

Dores intensas, resultado da obstrução do canal vesicular

Se houver um desequilíbrio entre a água e os elementos da bile armazenada na vesícula, podendo causar a solidificação da bile, a colelitíase. Existem alguns fatores que predispõe à formação das pedras, como:

SEXO: os cálculos na vesícula são mais comuns em mulheres, mas, a partir dos sessenta anos, essa diferença cai, talvez em função da queda do hormônio estrogênio;

IDADE: pessoas jovens tem menos tendência ao desenvolvimento dos cálculos, o mais comum é que aconteça depois dos quarenta anos de idade;

OBESIDADE: é um dos principais fatores para o surgimento em jovens;

GRAVIDEZ: o excesso de estrogênio na gestação, propicia à colelitíase;

GENÉTICA: parentes em 1º grau com históricos da doença, aumenta as chances de desenvolvimento das pedras;

REPOSIÇÃO HORMONAL: deve-se ao estrogênio também;

PERDA DE PESO RÁPIDA: assim como as dietas de baixa calorias, são um risco;

CIRROSE;

DIABETES;

DROGAS como: ceftriaxona, fibratos ou anticoncepcionais;

FICAR EM JEJUM por muito tempo, já que a bile desidrata mais conforme permanece na vesícula e o risco de formar as pedras aumenta;

DOENÇA DE CROHN;

SEDENTARISMO;

ANEMIA FALCIFORME.

Em alguns casos, alguma pedra pode obstruir o canal vesicular, impedindo que a bile seja despachada ao duodeno quando a pessoa se alimenta, o que causa a cólica de vesícula, devido à contração da vesícula com a bile acumulada.

Essa situação pode se tornar recorrente, causando, além da dor, outros sintomas durante a crise, como vômitos, dores de cabeça, etc.

Além disso, pode evoluir para a inflamação na vesícula, a colecistite, que, ao contrário da crise de obstrução da vesícula, que apresenta dor apenas na hora da alimentação, nesta a dor é constante e o mal-estar permanente, até a febre aparece, o que, normalmente induz à cirurgia para retirada da vesícula.

Também há pessoas que podem passar muitos anos com uma ou mais pedras na vesícula e não terem maiores incômodos, algumas, inclusive, descobrem que tem pedras num exame de rotina.

Essas, podem fazer uso de tratamentos caseiros que podem até ajudar a desmanchar pedras menores para que sejam eliminadas junto com a bile.

Veja quais são os tratamentos possíveis

ÓLEO DE RÍCINO: tomar uma colher de óleo de rícino antes de se deitar à noite e, para otimizar esse tratamento, beba uma xícara de chá da infusão de uma folha de alface (pique de qualquer maneira com as mãos, uma folha grande de alface e coloque na xícara, cobrindo-a com água fervente. Deixe amornar e coe). Beba duas xícaras ao dia.

FOLHA DE ABACATEIRO: faz-se infusão e toma-se duas xícaras ao dia;

BOLDO OU BOLDO DO CHILE: infusão e pode ser bebido duas vezes ao dia;

CHÁ DE VERBENA;

CHÁ DE AGULHAS DE PINHEIRO (desmancha as pedras);

CHÁ DE BARDANA: prepare a decocção de uma xícara de água e uma colher de sopa de raiz de bardana. Ferva por 5 minutos, descanse 10 minutos e depois tome, podem ser tomadas duas xícaras ao dia.

EVITE: alimentos gordurosos, frituras, embutidos e outros alimentos fortes;

DÊ PREFERÊNCIA: aos alimentos leves, verduras e legumes crus e muitas frutas.

Pedra na vesícula (ou Cálculo biliar) é a complicação que consiste na formação de pedrinhas na vesícula biliar. Isso acontece, pois, a bile (fluido produzido pelo fígado, que atua na digestão dos alimentos) possui colesterol, que é o maior causador da formação dos cálculos.

Depois de formados, alguns destes ficam alojados na vesícula e não implicam em nada, outros, vão para o duto biliar e ficam presos, bloqueando o fluxo da bile para o intestino – o que provoca a cólica biliar (dor intensa nas costas ou no lado superior direito do abdome).

O que é a vesícula biliar

É um reservatório ligado ao pâncreas e ao fígado, que acumula a bile antes que ela seja levada para o duodeno (onde ela exerce a sua função de metabolizar gorduras e ajudar na digestão). Quando comemos, contraímos a vesícula e a bile é imediatamente enviada.

O que causa o cálculo biliar

Algumas doenças como a anemia falciforme (doença hereditária que causa a má formação das hemácias), diabetes e cirosse. Pode ser causado também devido à falta de cuidados com o corpo, como sedentarismo, falta de comida no organismo por muito tempo (pois a bile desidrata), perda de peso rápida e indevida, reposição hormonal feita de maneira errada, drogas (alguns remédios para ganhar massa e até anticoncepcionais em excesso) e obesidade (nos jovens, um dos principais motivos da formação de cálculos).

As mulheres grávidas ou em período de amamentação também podem estimular a formação de pedras na vesícula, pois ocorre o excesso de estrógeno no organismo.

Como se prevenir

Procurar sempre manter o peso ideal para seu tipo físico. Não adianta querer ser magra ou tentar engordar, quando seu corpo não está pronto para suportar isto. Controlar o peso ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim (LDL) e previne doenças como diabetes e hipertensão.

Evitar o máximo fumar ou conviver perto de fumantes.

Ingerir fibras e pouca gordura, pois alimentos gordurosos aumentam o colesterol.

Fazer exercícios frequentemente.

Antes de tomar pílulas anticoncepcionais ou remédios para ganhar massa muscular, deve-se consultar um médico para ajudar na reposição hormonal de forma correta.

Tratamentos para pedra na vesícula com remédios caseiros

Podem ser feitos à base de remédios naturais ou comprados em farmácias (que atuam na diluição do cálculo que for constituído apenas por colesterol) ou por meio de cirurgia (laparoscopia). Outro tratamento, no entanto, pouco conhecido, é o que acontece por ondas de choque (que fragmentam o cálculo).

Aprenda alguns remédios caseiros e lembre-se sempre: para seguir tratamentos naturais nunca esqueça de observar com atenção os sintomas e consultar um profissional.

Chá de Bardana: Misture uma colher de sopa de raiz de bardana e uma xícara de água. Ferva por, no máximo, cinco minutos e deixe esfriar por dez minutos. Tome o chá apenas duas vezes ao dia.

Chá de casca de abacaxi: É natural, fácil de fazer, não possui contraindicações e é eficiente no alívio das cólicas.

Óleo de rícino: Talvez o tratamento caseiro para este problema mais conhecido e utilizado. Tome uma colher de óleo de rícino antes de dormir apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário