QUEM SOMOS!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Jarrinha – Aristolochia cymbifera

 
Da família das Aristolochiaceae, também conhecida como capa-homens, cassaú, cassayú, cassa-yú, cipó-mata-cobras, cipó-mil-homens, jarrinha, jarro, mil-homens, papo-de-peru, papo-de-galo, raiz-de-mil-homens. Planta volúvel, herbáceaou lenhosa, trepadeira sem gravinhas.

As folhas são orbiculares, reniformes e de pecíolo longo com estípulas. As flores são solitárias, uniflores, grandes e de odor desagradável, próprio para atrair insetos, principalmente as moscas varejeiras e outros, que são agentes polinizadores.

O fruto é uma cápsula que se abre formando uma cesta com numerosas sementes. Elas são liberadas com o vento ou quando o fruto apodrece.

Reproduz-se por sementes ou por estacas de galho. Sendo uma planta invasora, desenvolvendo-se em todo tipo de solo, em clima tropical.

Parte utilizada: caule, rizoma, raízes, parte aérea.

Origem: Brasil, é encontrada principalmente das Guianas até os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Multiplicação: reproduz-se por sementes ou estacas de raízes ou rizomas;

Cultivo: planta brasileira que ocorre do Amazonas até São Paulo. Não tem preferência por solos. Seu plantio pode ser feito a qualquer época do ano, mas prefere o início da primavera.

O espaçamento é semelhante ao descrito na abutua, por ser uma planta trepadeira, onde se usa principalmente a raiz e o caule (cipó).

Colheita: colhem-se principalmente as raízes e parte do caule próximo às raízes. Também pode-se usar as folhas verdes ou secas.

Princípios Ativos: amido, mucilagem, óleo resinosa, substância amarga, sais inorgânicos, tanino.

Propriedades medicinais: Anti-hemorroidal, diaforético, diurético, emenagoga, estimulante, tônico.

Indicações: Afecções da vias urinárias, afecções nervosas, amenorreia, asma, ataques nervosos, cicatrização de feridas, convulsão histérica, convulsões epilépticas, diarreia rebeldes, dispepsia, dormência, engorgitamentos dos testículos, enxaquecas, estimular a menstruação, febres intermitentes, flebites varicosa, flatulência, gangrenas, gota, hemorroida, hidropsia, histerias, neurastenia, nevralgias, orquites crônicas, paralisia, picada de cobra, picada de inseto, prostatite, reumatismo, sedativo nas histerias, úlceras, varizes.

Contraindicações/cuidados: em doses elevadas produz efeito drástico e vomitivo, "embriaguez aristolochica" (náuseas, dejeções iterativas, sem que as fezes sejam líquidas, pulso frequente e cheio, sono agitado e perturbações da inteligência). Pode ser abortiva.

É uma planta bem diversificada, conhecida no Brasil como Jarrinha ou Cipó-mil-homens. É também cultivada por aqui para a venda em todo o Brasil e outras partes da América do Sul.

Apesar de várias partes da planta serem aproveitadas, é nos ramos acima do caule que estão a maior quantidade de componentes químicos que são aproveitados no chá.

O paciente deve ter cuidado ao se consumir, pois uma super-dosagem pode provocar efeitos drásticos no organismo como vômitos e laxante.

Apesar de existir muitas espécies, quase todas são usadas para fins medicinais. Nos registros, só a espécie da Caatinga que é mais usada para fins ornamentais, talvez por ser mais resistente.

Características

Trepadeira

Herbácea

Vigorosa

Ramos flexíveis e finos, resistentes

Caule mais resistente ainda, com uma casca específica, com aparência enrugada que se encontra mais na base da planta

Folhas: Simples, Membranáceas, Glabras, Pecioladas. Pode chegar até 20 cm de comprimento, dependendo da maturidade da planta, mas o normal é que tenha de 12 cm até 17 cm.

Flores: São solitárias e na literatura descreve como uma forma de urna

Frutos: Cápsulas redondas deiscentes

Componentes Químicos

Diterpenos, Sesquiterpenoides, Biflavonas, Chalcona-flavonas, Tetraflavonoides, Taninos, Amido, Mucilagem, Princípio amargo, Sais inorgânicos, Óleo-resinosa.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Abortiva

Antisséptica

Diaforética

Diurética

Emenagoga

Estomáquica

Sedativa



Partes usadas

As partes usadas da Jarrinha popularmente são o caule, rizoma, raízes, parte aérea, mas na literatura científica encontramos a indicação de ramos secos.

Cuidados no uso e advertências

Cuidado ao se tomar o chá, pois a superdosagem causa alterações cognitivas, provoca náuseas e vômito, pulso agitado, agitação, euforia e diarreia (na verdade causa evacuações frequentes com fezes não-líquidas, por isso desconfortáveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário