QUEM SOMOS!

domingo, 10 de abril de 2016

Gergelim - Sesamum Indicum


Esta sementinha, que também é conhecida como “sésamo”, não serve apenas como “ornamento” para pães. Com uma longa lista de propriedades benéficas ao organismo, o gergelim figura como um alimento extremamente funcional, contribuindo para uma dieta saudável e até para o emagrecimento!



O gergelim tem alta concentração de fibras, contribuindo com o bom funcionamento do intestino, impedindo a prisão de ventre e também agindo na glicemia sanguínea, causando saciedade por mais tempo, o que contribui na perda de peso.



Ele contém muito cálcio, atuando tanto na lipólise (quebra da gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento do tecido adiposo, depósito de gorduras), ou seja, ele atua na massa de gordura corporal, evitando que as células de gordura recebam maiores doses de gorduras, pois essas são quebradas antes.



Possui reconhecida ação emoliente e laxante suave, lubrificando o intestino por causa das fibras insolúveis, estimula o peristaltismo, evita a prisão de ventre e o surgimento de hemorroidas e também o câncer de cólon.



Sua composição é formada em 52% de gorduras insaturadas, como a lecitina, que regula os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Essa lecitina encontrada na semente é superior à da soja, por exemplo, já que é mais facilmente absorvida pelo organismo, por ser em forma de emulsão.



Seu óleo pode ser bochechado para eliminar bactérias e vírus na boca e garganta. E a semente ainda serve como complemento a quem sofre grande desgaste físico, tem problemas de sistema nervoso, disfunção erétil ou alteração cardiovascular.



As sementes de gergelim podem ir da cor branca à preta, com grande quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos, lipídios, fibras, reduzem o colesterol do sangue, são antioxidantes e anticancerígenas. Possuem muito cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B.



A inclusão do alimento deve ser gradativa, principalmente por causa da quantidade de fibras insolúveis, que podem irritar as paredes do intestino quando em excesso.



Assim, a indicação é de duas colheres de sobremesa por dia, que podem ser polvilhadas sobre arroz, saladas, frutas ou no suco, assim como os derivados: a farinha serve para fazer massas de bolos ou pães e tortas, aumentando o valor nutritivo das receitas e conferindo a estas um sabor especial!



Informação Nutricional



Gergelim



Quantidade por



100 gramas



Calorias 573



Gorduras Totais 50 g



Gorduras saturadas 7 g



Gorduras Poli-insaturadas 22 g



Gorduras Monoinsaturadas 19 g



Colesterol 0 mg



Sódio 11 mg



Potássio 468 mg



Carboidratos 23 g



Fibra alimentar 12 g



Açúcar 0,3 g



Proteínas 18 g



Vitamina A 9 IU Vitamina C 0 mg



Cálcio 975 mg Ferro 14,6 mg



Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,8 mg



Vitamina B12 0 µg Magnésio 351 mg



Classificação científica



Reino: Plantae



Divisão: Magnoliophyta



Classe: Magnoliopsida



Ordem: Lamiales



Família: Pedaliaceae



Género: Sesamum



Espécie: S. indicum



Nome binomial Sesamum indicum



O gergelim (português brasileiro) ou sésamo (português europeu) (Sesamum indicum), é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas, com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas.



É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo (ou azeite) confeccionado de sementes cruas e aquele de sementes previamente torradas resultam em dois produtos distintos, sendo o último mais utilizado como condimento em pratos orientais.



As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90 mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10 mg para sementes descascadas), e contém vitamina B1 e vitamina E.



Elas contêm um poderoso antioxidante, que também é anticancerígeno.



Elas também contêm fitoesterois, que bloqueiam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.



Gergelim provém do árabe vulgar gilgilan, do árabe clássico ģulģulãn, significando "grão de coentro".



As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor: lipídios (ou gorduras), mais ou menos 52%, praticamente todos eles constituídos por ácidos graxos insaturados, o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.



Entre as gorduras, encontra-se a lecitina, que desempenha um papel importante no nosso organismo. E componente essencial do tecido nervoso, também se encontra no sangue, no sêmen e na bílis e intervém na função das glândulas sexuais.



A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídeos, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias. O gergelim é, com a soja, o mais rico em lecitina.



É abundante em cálcio: em 100g de gergelim encontramos 417 mg, ou quatro vezes mais que leite e derivados



Proteínas (20 %) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).



Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).



Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e crómio.



Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.



A espécie preta é mais forte e é usada no preparo do gersal (gergelim e sal), um dos temperos básicos da cozinha macrobiótica. A semente clara depois de tostada e moída dá origem a uma farinha que se transforma em uma pasta conhecida como tahine.








Nenhum comentário:

Postar um comentário