QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Espirulina - Spirulina maxima



Descrição: Planta da família das Cyanophyceae, também conhecida como espirulina, microalga. Spirulina.

Parte utilizada: Microalga inteira.

Princípios Ativos: Proteína (65%), aminoácidos essenciais (30%). Minerais quelados (ferro, cálcio, zinco, potássio e magnésio).

Vitaminas (biotina, cianocobalamina, pantotenato de cálcio, ácido fólico, inositol, ácido nicotínico, piridoxina, riboflavina, tiamina e tocoferol).

Ácidos graxos (em especial o ácido gamalinolênico (GLA)). carotenóides (como o beta-caroteno), fenilalanina, clorofila, ácidos fenólicos, inositol.

Propriedades medicinais: Adelgaçadora, analgésica, anticolesterol, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, cicatrizante, citostática, lipolítica, nutritiva, queratolítica, refrescante, rejuvenescedora, remineralizante, revigorante, revitalizante, tônica.

Notas: A Spirulina maxima é uma alga unicelular com células grandes, identificada nas rochas sedimentares com 3,5 bilhões de anos.

Cresce em águas alcalinas ricas em minerais, como no lago Tschad, na África e em formações lacustres próximas ao lago Texcoco, no México. Contém clorofila A, carotenoides e pigmentos azuis (ficocianinas). Pertence ao grupo das algas verde azuladas ou cianobactérias.

Possui alto índice de digestão com uma absorção de 85%. É uma microalga excepcional, a mais rica fonte de proteínas do reino vegetal, rica também em clorofila, minerais.

Deve ser consumida, de 15 a 30 minutos antes das refeições, por crianças, idosos e por quem come pouca verdura crua.

Espirulina é um complemento dietético, proteico e vitamínico com propriedades farmacológicas. Atua como supressor do apetite devido a presença de fenilalanina, que atua sobre o centro do apetite.

Quando ingerida com o estômago vazio reveste suas paredes, produzindo uma sensação de saciedade, que induz a pessoa a comer menos. Pode, portanto, auxiliar no tratamento da obesidade, sem perdas nutricionais.

A vitamina B12 evita transtornos no sistema nervoso e anemias provocadas por dieta vegetariana desbalanceada ou carencial. A biotina e ferridoxina auxiliam na eliminação de CO2, impedindo a formação de ácido pirúvico e ácido lático (originários da decomposição dos açúcares em ausência de oxigênio). situação comum em exercícios físicos prolongados.

Deve ser usado como auxiliar na dieta dos atletas, evitando câimbras e fadiga muscular. Segundo Frei Toribo de Bonavente, em 1524, os Astecas preparavam um caldo de Spirulina que era adicionando a tudo o que comiam. Segundo pesquisas no Japão, França e EUA, é uma das maiores descobertas no campo da alimentação naturalista deste século.

Indicações: Complemento alimentar, dieta de emagrecimento, fadiga, artrite, prevenir doenças cardiovasculares, hipertenso, mulher com TPM, AIDS, cancro, acelerar a produção de anticorpos, repor flora intestinal (lactobaccillus). anemia, envenenamento, imunodeficiência.

Contraindicações: Não pode ser consumida por pessoas com fenilcetonúria. Não é indicada para gestantes, nutrizes e crianças. Existem relatos de que o consumo de Spirulina pode causar náuseas, vômitos ou diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário