Cipó-de-alho (Mansoa Alliacea) é uma trepadeira de origem amazônica, conhecida popularmente como alho-da-mata, cipó d’alho e ajo-sacha, para os peruanos.
É um arbusto com caraterística de trepadeira, que atinge até 3 metros de altura, preferindo solo mais firme, rico em matéria orgânica, possui odor característico do alho, sendo utilizado principalmente como tempero e também como planta medicinal.
Seu caule e suas folhas possuem cheiro mais forte que o alho, podendo ser substituído no tempero dos alimentos.
Facilmente encontrado no Mercado-ver-o-peso em Belém do Pará e em quase toda a região amazônica, sendo muito popular como planta medicinal para as famílias ribeirinhas amazonenses.
O cipó-de-alho é usado para fins medicinais para o tratamento de gripes, reumatismo e para controlar a temperatura corporal, auxiliando na melhora da febre, como repelente, para alívio da dor de cabeça, além de ser muito popular na culinária, utilizado como condimento para variadas iguarias. Para os místicos ele é usado para espantar os maus espíritos.
Suas folhas maceradas são utilizadas pela população ribeirinha amazonense para temperar peixes, carnes e variadas iguarias em substituição ao alho tradicional.
Essa trepadeira é muito comum nos quintais das casas amazonenses, em especial junto aos belenenses, que o utilizam para variadas finalidades e vão passando sua importância para as próximas gerações que conhecem a importância do cipó-de-alho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário