QUEM SOMOS!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Chá de bugre - Cordia salicifolia


O chá de bugre, muito conhecido também como chá de porangaba, é um aliado forte na luta contra o excesso de peso, pois além de ser diurético é também inibidor de apetite.

Ajudando você a dar um basta nos lanchinhos fora de hora. Mas por funcionar também como estimulante é preciso ter cuidado na hora de consumir e não abusar da quantidade.

Cafezinho-do-mato, Porangaba, Chá de Frade, Claraiba, etc. São muitos os nomes pelos quais o chá de bugre é conhecido. A árvore, de nome científico Cordia Salicifolia, é originária do Brasil e pode chegar a 12 metros de altura, quando atinge a maturidade.

Do Nordeste ao Sul do Brasil a árvore é encontrada, mas é possível localizá-la em países vizinhos de clima parecido com o Brasil, como é o caso da Argentina e do Paraguai.

O chá de bugre é feito com as folhas da árvore, mas dos frutos, que parecem grãos de café, é possível fazer uma bebida que lembra muito o café.

São as propriedades que ajudam no emagrecimento as mais conhecidas do chá de bugre, mas essas não são as únicas vantagens de se tomar a infusão com frequência (mais pra frente trataremos de seus outros benefícios).

Para as pessoas que buscam a perda de peso o chá surge como um grande aliado. Ele provoca a sensação de saciedade prolongada, ajudando você a parar com os lanchinhos fora de hora, que são sempre um problema.

O chá de bugre também é diurético, elimina gorduras abdominais profundas e toxinas acumuladas no corpo, sendo indicado também para pessoas com celulite.

O chá é indicado nos tratamentos contra gastrite, úlcera, herpes tipo 1, mau hálito, reumatismo, febre e tosse. Substâncias cicatrizantes e estimulantes também são encontradas no chá, que é contraindicado para pessoas que sofram com insônia, ansiedade, hipertensão e problemas cardíacos.

Para sentir os efeitos benéficos do chá é necessário consumir no mínimo duas xícaras de chá por dia.

Porangaba

Conhecido no Brasil também como porangaba, o chá-de-bugre é uma pequena árvore originária de nosso país, que também é encontrada na Argentina e Paraguai, sendo também conhecida por café do mato, já que seus frutos parecem com os do café torrado e com eles se produz uma bebida que substitui o café.

Esse chá tem diversas indicações de uso, mas, talvez a mais procurada seja a de emagrecedor. A planta é usada no preparo do fitoterápico bastante conhecido, Pholia magra, que é para esse fim, além de inibidor do apetite.

Como a ação desse chá é de causar a sensação de saciedade, deve ser tomado antes das refeições por quem deseja usá-lo no emagrecimento.

Ele é poderoso diurético, eliminando as toxinas do organismo através da urina, estimula a circulação sanguínea, mais um motivo por que reduz a celulite.

Ele funciona na queima de gorduras abdominais profundas, sendo usado em compostos que utilizam a complementação de outras plantas medicinais estimulantes, como o ginseng, guaraná, chá verde, etc. que, somados à cafeína contida no chá-de-bugre, os torna estimulantes poderosos, que também contribuem para a queima calórica.

As pessoas que sofrem com ansiedade, insônia, nervosismo, estresse, etc. devem tomar muito cuidado com o consumo, por causa desses efeitos estimulantes, assim os que sofrem de problemas cardíacos ou hipertensão, já que ele tem ação cardiotônica, ou seja, é uma espécie de tônico para o coração, mas, como pode interagir com outros medicamentos, não pode ser tomado sem conhecimento de seu cardiologista.

Outro cuidado importante com o uso: como é diurético, é imprescindível que se beba muita água enquanto se faz uso dele, para que não aconteçam problemas ligados à hidratação do organismo, além de se repor os minerais perdidos na eliminação da urina.

Algumas indicações do chá-de-bugre

· Previne câncer;

· Celulite;

· Febre;

· Herpes;

· Obesidade;

· Perda de peso;

· Má circulação;

· Cicatrizante de feridas;

· Antivirótico;

· Cardiotônico;

· Inibidor de apetite;

· Diurético;

· Febrífugo;

· Estimulante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário