QUEM SOMOS!

sábado, 30 de abril de 2016

Cebola - Allium cepa



Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonômicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas.

Informação Nutricional

Quantidade por 100 gramas

Calorias 40

Gorduras Totais 0,1 g

Gorduras Saturadas 0 g

Gorduras Poliinsaturadas 0 g

Gorduras Monoinsaturadas 0 g

Colesterol 0 mg

Sódio 4 mg

Potássio 146 mg

Carboidratos 9 g

Fibra Alimentar 1,7 g

Açúcar 4,2 g

Proteínas 1,1 g

Vitamina A 2 IU Vitamina C 7,4 mg

Cálcio 23 mg Ferro 0,2 mg

Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,1 mg

Vitamina B12 0 µg Magnésio 10 mg

Se você ainda não conhece os benefícios da cebola, esse artigo foi feito para você. Esse poderoso alimento é ideal para combater doenças muito comuns. Conheça seus benefícios e poder curativo!

Melhora a circulação



Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.



Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.

Previne a anemia



Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.

Ajuda a aliviar o resfriado



Por ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

Cebola ajuda a aliviar a gripe



A cebola é rica em vitaminas A e C, o que a torna um poderoso aliado no combate a problemas respiratórios, tais como os resfriados.

Cebola ajuda a controlar a hipertensão



Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.

Propriedades depurativas e diuréticas



O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

Cebola e depurativa e diurética



A cebola é benéfica para os rins e para a próstata.

Previne doenças do sistema nervoso



Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.

Emagrecer e controlar o peso



A cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde.



Devido ao seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos.



Além disso, consumir cebola também nos oferece a sensação de saciedade.

Para mulheres grávidas e crianças



A cebola é ideal para esse grupo de pessoas. Por quê? A resposta é simples: seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.

Cebola é antioxidante



A cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.

Melhora a asma e inflamações



A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? O alto teor em componentes à base de enxofre.

Antisséptica



Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário