QUEM SOMOS!

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Babaçu - Orbignya phalerata

 
 
O babaçu, também conhecido como baguaçu, coco-do-macaco ou coco-pindoba é uma palmeira nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Esta planta é fonte de sustento para centenas de famílias, já que todas as suas partes podem ser aproveitadas, desde os frutos, às flores e caule.

Esta palmeira pode chegar até 20 metros de altura com folhas que podem atingir de 8 a 9 metros de comprimento cada uma, cada planta possui cerca de 40 hastes e cada uma destas hastes chega a produzir durante a sua vida o incrível número de 500 cocos cada uma.

Óleo de coco babaçu é um poderoso antiviral e analgésico

A planta é alvo de estudo de pesquisadores ao redor do mundo e os resultados são bastante prazerosos, foram descobertos diversos benefícios que o consumo de babaçu pode trazer à nossa saúde.

Propriedades

· Anti-inflamatória

· Antioxidante

· Analgésica

· Estimulante do sistema imunológico

· Inibidor viral

A amêndoa do babaçu é altamente rica em fibras, além de sais minerais, amido e enzimas. Já a polpa desta planta é de característica farinácea e oleosa, é dela, mas principalmente das amêndoas – que concentram cerca de 60% do mesmo – que se extrai o poderoso óleo de babaçu.

Este óleo de característica fina possui propriedades semelhantes ao óleo de dendê, velho conhecido da culinária brasileira, e também pode ser utilizado de forma parecida ao dendê, mas também é empregado com fins cosméticos.

Usos e benefícios do óleo

O óleo do coco de babaçu serve como matéria prima de base para a indústria na fabricação dos sabões de coco, shampoo, sabonete, cremes lubrificantes, detergentes, remédios e óleo para queimar em lamparinas.

Na parte de alimentos ele pode ser utilizado como óleo comestível substituindo o óleo de soja, milho e girassol para frituras tradicionais, além de ser utilizado na fabricação de margarina. O óleo também é utilizado no preparo de biocombustíveis.

E, como na planta, nada relacionado ao óleo deixa de ser aproveitado, até mesmo a torta que sobra da prensagem é utilizada como ração animal e isca na pesca do camarão do tipo de água doce.

O óleo já foi utilizado em pesquisas com pessoas portadoras do vírus HIV e com certo tempo de aplicação foi notado um aumento no número de linfócitos CD4 e CD8 o que fortalece o sistema imunológico.

O óleo ainda diminuiu o risco da transmissão do vírus através do leite materno para as crianças com mães soro positivas, já que atua como antiviral.

É uma palmeira dotada de frutos, cuja as sementes se extrai um óleo comestível, muito empregado na alimentação e na fabricação de combustíveis.

Planta da família das Arecaceae, também conhecida como bauaçu, baguaçu, auaçu, aguaçu, guaguaçu, oauaçu, uauaçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba e palha-branca.

De seus componentes muitas coisas se aproveitam, como o coco que é usado para fazer carvão, da palha se fazem artesanatos, e até do óleo das sementes se faz sabonetes.

O babaçu cresce nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará, Mato Grosso e Tocantins.

O mesocarpo do fruto é indicado contra dores abdominais, constipação, obesidade, leucemia, reumatismo, ulcerações, tumores, inflamações de útero e ovários, artrites, cólicas menstruais.

Os estudos farmacológicos comprovaram as seguintes atividades desta espécie: anti-inflamatória; ativadora de macrófagos in vitro e in vivo; contra o hipertireoidismo; analgésica; imunomoduladora.

Os estudos farmacológicos comprovaram as seguintes atividades desta espécie: anti-inflamatória (Maia & Rao 1989, Silva & Parente 2001); ativadora de macrófagos in vitro e in vivo (Nascimento et al. 2005); contra o hipertireoidismo; analgésica (Maia & Rao 1989); imunomoduladora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário