QUEM SOMOS!

sábado, 2 de abril de 2016

Artemísia (Artemisia vulgaris)

 


Nomenclatura popular: Erva-do-Fogo, Absinto Selvagem, Flor-de-São-João, Erva-de-São-João

Parte da planta utilizada: folhas

A Artemísia é o nome comum dado à planta da espécie Artemisia vulgaris, sendo uma das aproximadamente 200 a 400 espécies do gênero Artemisia.

Trata-se de uma planta herbácea nativa de regiões de clima temperado da Europa, Ásia e norte da África, mas atualmente pode ser encontrada em várias outras regiões como planta cultivada ou mesmo considerada como uma espécie invasora.

A Artemísia é uma planta perene, arbustiva, com raíz lenhosa e em geral atingem a altura de aproximadamente 1,5 metros. Possui folhas dentadas de coloração verde escura medindo entre de 10 a 20cm. Seu caule possui tom vermelho escuro.

Suas flores são pequenas, amarelas ou vermelho escuro, em torno de 5mm, com polizinação por ação do vento (anemófilas), florescendo entre os meses de julho e setembro.

Indicações, Usos e Benefícios da Artemísia

A artemísia é utilizada como planta medicinal e também na culinária, devido ao seu aroma característico. A parte utilizada para esses fins são suas folhas.

Possuem um sabor ligeiramente amargo. É utilizada como condimento no preparo de pratos, especialmente aqueles mais gordurosos.

A artemísia não deve ser utilizada por gestantes. Sempre consulte o seu médico antes de utilizar qualquer planta para fins medicinais.

Algumas das propriedades medicinais atribuídas à Artemísia incluem:

Problemas de digestão;

Cólica menstrual;

Antidepressivo;

Expectorante;

Purgante;

Diurético;

Nervosismo.

Para fins medicinais, em geral, a artemísia é consumida na forma de infusão (chá).

Suas folhas também podem ser utilizadas como repelente de insetos, preparando uma infusão de suas folhas e utilizando o líquido em sprays.

Na medicina tradicional chinesa, a Artemísia é utilizada há séculos na prática de moxabustão, uma espécie de acupuntura térmica.

Outra espécie do gênero Artemisia, a Artemisia annua, vem sendo utilizada em pesquisas para desenvolver um remédio eficaz contra a Malária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário