QUEM SOMOS!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Amendoim - Arachis hypogaea


Amendoim

Legume

O amendoim, também conhecido no sul de Portugal como alcagoita e no Brasil como amendoí, amendoís, mandobi, mandubi, mendubi, menduí, minuim, mindubi, lenae e duckworth, é uma planta da família Fabaceae. Wikipédia

Nome científico: Arachis hypogaea

Classificação: Espécie

Classificação superior: Arachis

Informação Nutricional

Amendoim

Quantidade por

100 gramas

Calorias 567

Gorduras Totais 49 g

Gorduras Saturadas 7 g

Gorduras Poliinsaturadas 16 g

Gorduras Monoinsaturadas 24 g

Colesterol 0 mg

Sódio 18 mg

Potássio 705 mg

Carboidratos 16 g

Fibra Alimentar 9 g

Açúcar 4 g

Proteínas 26 g

Vitamina A 0 IU Vitamina C 0 mg

Cálcio 92 mg Ferro 4,6 mg

Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,3 mg

Vitamina B12 0 µg Magnésio 168 mg

O amendoim é presente na alimentação geral do homem, sendo utilizado em pratos doces e salgados, além do seu consumo in natura.

Apesar de estar situado topo da pirâmide alimentar, junto com doces e açúcares que devem ser evitados, o amendoim é um grão saudável e tem demonstrado eficácia no combate a doenças cardiovasculares, e como um popular afrodisíaco natural.

A planta que dá origem aos grãos é uma erva de pequeno porte, seu caule possui abundância de substâncias suculentas, devido ao transporte de alimento da raiz para as folhas que são trifolioladas e verde escura.

As flores são pequenas, amareladas e andróginas.

Quando já estão férteis, inclina-se para o solo a fim de despejar seus frutos no solo, o amendoim, que começa o novo ciclo de gerar uma nova planta.

Tipicamente sul-americana, foi encontrada por colonizadores em regiões frias, entre as fronteiras do Paraná e Paraguai. Embora se desenvolva bem em climas frios, o cultivo do amendoim na região Nordeste é vasto, sendo esse alimento presente na alimentação dos nordestinos, sendo comum encontrarem a venda dessa vagem em pequenas bolsas por ambulantes.

Hoje o amendoim está presente nas culinárias europeia e americana, onde é consumido no café da manhã em forma de manteiga.

O consumo do grão é diverso, são doces, massas, chocolates, bombons, paçocas, sorvetes, bolos e especiaria no preparado de carnes, pratos e na alimentação de aves.

Porém, o consumo alimentício não é a única forma de desfrutar dos benefícios da planta, sendo usado também na indústria têxtil como tinta, verniz, óleos, roupas, e como outros produtos de caráter estético, como móveis e produtos de beleza, farmacêutico como inseticidas, tudo isso devido ao seu óleo essencial, que pode substituir inclusive o azeite de oliva.

Dúvidas surgem acerca das consequências ao consumir amendoim, já que ele é famoso pó ser um grão rico em óleo.

Gordura boa

Estudos em torno dessa vagem apontam que sua composição química é rica em HDL, o conhecido colesterol bom, que é diferente do LDL (que entope as artérias), pois transporta essas gorduras saturadas de LDL para o fígado, evitando a obstrução dessas vias que quando entupidas, resultam em doenças como:

· AVC

· Câncer

· Diabetes

· Estresse

· Envelhecimento precoce

· Fadiga

· Inflamações



Seu poder benéfico está associado ao seu alto teor de vitaminas B e E, que agem como antioxidantes e auxiliares na digestão de alimentos. Rico em minerais como Magnésio, Cálcio e Ferro, ajudam no fortalecimento do corpo, ossos e na formação embrional.

Como possui ação antienvelhecimento, sugerimos uma máscara caseira para pele, facilmente manuseada:

Receita



· Machuque 1 colher sopa de grãos de amendoim;

· Misture com 1 colher de sopa de azeite;

· Espalhe sobre a pele;

· Deixe descansar por 20 minutos;

· Limpe a sua pele após o tempo decorrido com água fria.



– A facilidade de consumir amendoim é uma vantagem que se tem, pois não é um alimento caro, sendo encontrado em forma de doces na mais simples doceria ou no mais luxuoso prato francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário