QUEM SOMOS!

terça-feira, 5 de abril de 2016

Aipo - Apium graveolens



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:            Magnoliopsida

Ordem:           Apiales

Família:           Apiaceae

Género:           Apium

Espécie:          A. graveolens

Nome binomial          Apium graveolens

O salsão ou aipo (Apium graveolens) é uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Todas as partes vegetativas podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas.

A raiz do salsão é utilizada na confecção de sopas e caldos, o caule em saladas e no coquetel Bloody Mary e as folhas como condimento parecido com a salsa.

Na páscoa judaica a raiz do salsão é usada na preparação do sêder e consumida com água salgada como Carpás, o fruto da terra.

No século XVII, o aipo foi cultivado pelos italianos a partir de um tipo silvestre, resultando na produção de variedades menos amargas.

Antes disso, o sabor de aipo era fornecido pelo smallage ou pelo levístico. No século XIX, o aipo começou a ser usado de forma generalizada na Inglaterra e nos Estados Unidos.

As folhas de aipo podem ser desidratadas e são usadas como uma fonte do óleo essencial de aipo.

Valor nutricional

Tabela nutricional [4] Nutrientes      Unidades         Quantidade*

Umidade          %        93,8

Energia           kcal     19

Proteína          g          0,8

Lipídeos          g          0,1

Colesterol       mg       NA

Carboidrato    g          4,3

Fibra Alimentar          g          1,0

Cinzas g          1,1

Cálcio mg       65

Magnésio        mg       9

Manganês       mg       0,18

Fósforo            mg       28

Ferro   mg       0,7

Sódio   mg       10

Potássio          mg       274

Cobre mg       0,31

Zinco   mg       0,1

Retinol            mcg     NA

RE        mcg     916

RAE     mcg     458

Tiamina          mg       Tr

Riboflavina     mg       Tr

Piridoxina       mg       0,18

Niacina           mg       Tr

Vitamina C      mg       5,9

Com baixas quantidades de caloria, o alimento possui folhas verdes, e a parte mais comumente consumida é o talo. Pertencente à família dos Apiaceae, o aipo pode ser consumido cru ou cozido a vapor.

As folhas também podem ser usadas, normalmente o são na forma de temperos, e suas sementes têm seus óleos extraídos para aplicação em medicamentos variados.

Benefícios e propriedades do aipo

Rico em vitaminas A, V, C, E, K, cálcio, potássio, sódio e fósforo, o aipo contém fibra dietética, baixa quantidade de gordura e de proteínas. Sua composição é de, basicamente, 95% de água.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o aipo previne artrite, gota, asma e bronquite e, além disso, por ser um diurético, ajuda na remoção de toxinas nos rins e inibe problemas como pedras nos rins e na vesícula biliar.

Com efeito relaxante, o óleo extraído na forma de suco de aipo ajuda a melhorar a qualidade do sono e eliminar o estresse, trazendo tranquilidade para a rotina de quem o consome.

Prevenção do câncer

Por conter flavonoides, o seu consumo ajuda a limitar o crescimento das células cancerígenas. Além disso, possui cumarina, que é um fito químico que evita o aparecimento de câncer do estômago e do cólon.

Coração e pressão

Rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o aipo ajuda a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial, relaxando ainda os vasos sanguíneos. Isso reduzirá os riscos de doenças cardiovasculares.

Fonte de potássio, este alimento ajuda a equilibrar os electrólitos do corpo e a diminuir os hormônios do estresse, combatendo a pressão alta e os problemas cardíacos.

Emagrecimento

Com poucas calorias, muita água e muita fibra dietética, o aipo ajuda quem está buscando o emagrecimento. As fibras ajudam a regular o intestino diminuindo o inchaço e, além disso, ajuda a dar a sensação de saciedade, evitando que o consumo de outros alimentos seja intenso. Com poucas calorias, este pode ser ingerido em saladas ou até mesmo mastigado durante o lanche para ajudar no emagrecimento.

Suas propriedades envolvem sua ação como laxativo, ajudando dessa forma a controlar a prisão de ventre, podendo ser consumido também para melhorar esta condição.

Vida sexual ativa e redução de problemas menstruais

Androsterona e androstenol são dois feromônios que estão presentes no aipo. Graças a eles, o aipo pode ajudar a impulsionar a libido. Para esse objetivo, mastigue o aipo – isso ativará a liberação dos compostos.

Além disso, seu consumo, devido à presença de anethole fitoquímico estrogênica, auxilia na redução dos sintomas de TPM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário