QUEM SOMOS!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como cultivar Melão de São Caetano - Momordica



 
Momordica macrophylla

Classificação científica

·         Reino: Plantae
·         Divisão:           Magnoliophyta
·         Classe:            Magnoliopsida
·         Ordem:           Cucurbitales
·         Família:          Cucurbitaceae
·         Género:          Momordica L.


Momordica é um gênero botânico pertencente à família Cucurbitaceae; muito conhecido como "melãozinho".

O Melãozinho é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados.

Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em 3 partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é boa para curar hemorroidas.

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades.
 

Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigauri, nigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.
 
Seu nome Melão de São Caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana.

O padroeiro da capela era S. Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano.

Plantio

O plantio do melão poderá ser feito em vasos de 5 litros ou jardineiras, sendo pouco suscetível a pragas. Após o plantio da semente, a germinação ocorrerá por volta de 5 ou 6 dias, devendo-se incluir estacas por volta dos 20 dias, já que se trata de uma planta trepadeira.

De 40 a 50 dias inicia a floração, estando o fruto bastante desenvolvido após 10 dias da polinização.

Melão de São Caetano tem poderes que você nem imagina

O melão de São Caetano, conhecido cientificamente como momordica charantia, é uma planta que faz parte da família das cucurbitaceae e é originária de partes como leste da Índia e sul da China.
 
Em todo o Brasil, também vem a ser reconhecido por nomes populares como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho.

Tratando-se de características, é uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que se abre em válvulas espinhosas, possuindo carnosidade mole em seu interior, que se torna amarelo avermelhada quando madura.

O melão de São Caetano pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Sendo no Brasil o seu tipo mais selvagem considerado uma erva daninha.

Desde a antiguidade já era utilizado na medicina, principalmente pelas tribos existentes na Amazônia. As lavadeiras utilizavam esta erva como clareador de roupas e tirador de manchas em geral.

Propriedades medicinais

Possui função:
Adstringente
Afrodisíaca
Aperitiva
Estomáquica
Anticarbunculosa
Anti-helmínticos
Anti-hemorroidário
Antidiabética
Antimicótica
Antifebrífugos
Antivenéreos
Antileucorréico
Anti-reumática
Antiflatulenta
Anticatarral
Antipirética
Cicatrizante
Colerética
Depurativa
Emenagoga
Emético
Emeto-catárquico
Emoliente
Estomáquico
Febrífuga
Hemostáticos
Hipotensora
Hipoglicêmica
Laxante
Purgativa
Rubefaciente
Supurativa
Vomitivos
Vermífugo
Vermicida.




Quando a erva pode ser indicada

Seu uso é recomendado em casos de: 

Afecções biliares
Catarata
Cólicas abdominais
Colite
Cravos
Dartro
Dores de ouvido
Dor reumática
Escabiose
Enxaquecas
Febre
Fígado
Hemorroidas
Infecções da pele
Irrigação vaginal
Leucorréia
Malária
Menstruações difíceis
Mordida de serpentes
Morféia
Problemas de pele em geral
Picadas de insetos
Problemas gástricos
Pruridos
Queimaduras
Resfriado
Reumatismo
Úlceras malignas
Vermes.



Modos de usar o melão de São Caetano


  • Seus frutos cozidos agem em casos de vômitos e doenças venéreas.
  • Pode ser feito cataplasma com seus frutos maduros em casos de problemas hemostáticos.
  •  O suco de suas folhas secas é eficaz em casos de problemas eméticos, purgantes, mordidas de serpentes e afecções biliares.
  • Sua raiz é um potente adstringente.
  • A decocção de suas folhas é utilizada em afecções dermatológica.
  •  Uma forte infusão de suas folhas ajuda em casos de escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas.
  •     Infusão da planta inteira serve para resfriado.
  • Realizar infusão de 10g de suas folhas em estado seco em 1 litro de água serve para tratamento de leucorreia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes.
  •   A infusão de seu fruto é bastante indicada para tratar hemorroidas.
  • Fazer suco de suas folhas amassadas junto à óleo de amêndoas é bastante eficaz tratando-se de queimaduras. Já o seu suco puro age em caso de sarna.


Como plantar Melão de São Caetano

Melão de São Caetano ou melãozinho

O melão-de-são-caetano (Momordica charantia), também conhecido como melãozinho, melão amargo, nigauri (da língua japonesa) ou goya (da língua okinawana), é uma trepadeira herbácea que pode atingir 5 m de comprimento.

Seus frutos, dependendo do cultivar, variam muito em tamanho, forma e textura externa, e são normalmente consumidos quando ainda imaturos, cozidos ou como picles.

Quando maduros, os frutos se tornam muito amargos e se abrem, porém, a polpa que envolve as sementes é doce, e pode ser consumida cru.

Tanto as folhas jovens quanto as pontas dos ramos podem ser consumidas. O melãozinho também é usado para fins medicinais.

O melão de São Caetano é uma trepadeira herbácea que pode crescer sobre cercas e caramanchões.

Clima

O melãozinho ou melão de São Caetano pode ser cultivado em regiões tropicais ou subtropicais. O ideal é um clima quente e úmido, sem baixas temperaturas.

Luminosidade

O melãozinho necessita de alta luminosidade, preferencialmente com luz solar direta, mas tolera sombra parcial.

Há muitos cultivares de melão de São Caetano, que variam na forma, no tamanho e na textura exterior.

Solo

Esta planta cresce bem em solo fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.

Plantio

O melão de São Caetano é propagado através de sementes. Estas podem ser colocadas para germinarem em um recipiente com papel toalha mantido umedecido, o que ocorre em aproximadamente duas semanas.

Se semeadas diretamente, pode levar um mês para germinarem.


Plante no local definitivo ou em pequenos vasos, em copos feitos de papel jornal, em saquinhos apropriados para mudas ou outros recipientes, e transplante as mudas de melãozinho quando atingirem de 10 a 15 cm de altura.

Tratos culturais

Embora possa ser cultivado sem suportes, quando o cultivo é rasteiro há dificuldades em colher os frutos. Além disso, estes podem apodrecer com facilidade quando em contato com o solo.

O ideal é que existam suportes para a planta utilizar, como caramanchões ou cercas, ou ainda em muros e paredes, desde que estes tenham algo onde as gavinhas possam se prender.

A ponta do ramo principal pode ser cortada para induzir uma maior ramificação da planta. Isso é feito quando surgem as primeiras flores.

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos.

A planta apresenta flores masculinas e flores femininas, e se não houver insetos polinizadores na área, a polinização manual pode ser feita com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas macias ou colhendo e usando as próprias flores masculinas para polinizar as flores femininas.

Colheita

A colheita geralmente começa de dois a quatro meses após o plantio.

Os frutos podem ser colhidos imaturos ou maduros. Frutos maduros se abrem e expõem as sementes envolvidas em uma polpa vermelha. Apenas a polpa vermelha é consumida.

Frutos imaturos são colhidos ainda totalmente verdes ou quando começam a mudar de coloração. Podem ser usados em receitas cozidas ou para fazer picles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário