QUEM SOMOS!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Goji - Propagação

Cultivo

Há 2 tipos de propagação da planta: por sementes e por estacas no início da primavera. A propagação por estaca tem a vantagem de a planta produzir frutos mais cedo. No caso das sementes teoricamente só irá produzir fruto a partir do 2º ano e em maiores quantidades nos anos seguintes.

A propagação dos vegetais pode ser feita pela reprodução sexuada, ou seja, por sementes, ou pela multiplicação ou reprodução assexuada, no caso das estaquias. Uma das vantagens da propagação por estacas é que poderemos obter resultados mais rápido, ao contrário das sementes que tornam o processo mais moroso. A estaquia, ou “multiplicação por estacas”, é um método de reprodução assexuada de plantas, consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em meio húmido, se desenvolvem em novas plantas.

No caso dos gojis, aproveitei alguns pedaços mais lenhosos de podas de plantas com cerca de 15-20 cms para utilizar como estacas. Escolhi pedaços das plantas mais robustas, tentando de alguma forma “clonar” os melhores espécimes, já que cada estaca será geneticamente idêntica à planta “mãe”. Mais tarde veremos se terá alguma vantagem.



Plantar estacas em recipientes tem a vantagem de manter uma temperatura mais elevada do substrato, facilitando a aceleração do desenvolvimento das plantas. É muito importante não confundir a base da estaca com a ponta, pois se a estaca for enterrada de “cabeça para baixo” não germinará e acabará por secar.

 


Vão ser regadas regularmente e mantidas à luz solar o maior tempo possível de horas por dia. Mais tarde poderemos transplantar estas plantas para um lugar definitivo.
 

Goji, as estacas e os fatores abióticos

Desenvolvimento radicular das estacas de Goji

O ambiente ideal para o cultivo de plantas que se reproduzem por estacas, tem que possuir as seguintes características: Uma elevada humidade, luminosidade moderada e temperaturas entre 15 e 25ºC, sendo importante a manutenção da humidade.

As folhas são uma fonte de nutrientes, estes por sua vez são necessários à formação das raízes nas estacas. O alto conteúdo de açúcares e nitrogênio presentes na base das estacas permitem o crescimento radicular das estacas. Os açúcares são sintetizados no processo de fotossíntese, realizado pelos cloroplastos presentes nas células vegetais das plantas. Conclui-se que é importante as estacas estarem expostas à luz, pois esta é a energia usada no processo fotossintético das plantas, no qual se formam compostos orgânicos (açúcares como a glicose) que vão estimular o crescimento radicular.

As folhas adultas servem como órgão de assimilação e reserva de carboidratos (açúcares), os quais são cruciais para o sucesso do enraizamento. A preservação das folhas garante a sobrevivência das estacas, tanto pela síntese de carboidratos através da fotossíntese, como pelo fornecimento de substâncias que são importantes no processo de formação de raízes, estimulando a atividade de troca celular, através do fornecimento de fatores nutricionais à base das estacas.

A duração e a intensidade da luz devem ser suficientes para que a acumulação de carboidratos seja superior à quantidade consumida pela respiração.

Esquema global da fotossíntese num cloroplasto



Fatores abióticos. Características do ambiente físico-químico que influenciam os seres vivos: Luz; Temperatura; Humidade; Tipo de solo.


Fica a esperança de muito brevemente podermos fazer brotar mais estacas de goji com garantia de que teremos bons resultados.
 
Depois de ter já decorrido um ano desde a descoberta desta planta, que continua a ser ainda algo desconhecida e pouco comum entre nós, e de se ter dado início às experiências de cultivo, já pouco mais há a dizer de novo além daquilo que tem sido dito nestes últimos meses.

Fica uma síntese: 

Os resultados das experiências revelaram-se muito positivos. A adaptação ao solo e ao nosso clima parece ser boa.

Os gojis propagam-se facilmente tanto por semente como por estacas durante a primavera; desenvolvem-se rapidamente durante os meses posteriores. Crescem bastante em altura sendo necessário usar estacas como suporte e aplicar uma poda para controlar o seu crescimento em altura e ao mesmo tempo promover maior desenvolvimento dos ramos laterais.

Algumas delas acabaram mesmo por despontar algumas flores e a frutificar no final do verão.

· Com a chegada do outono perdem a totalidade da folhagem, voltando novamente a rebentar no início da primavera. 
 

A fertilização com adubos químicos granulados na primavera e a meio do verão pode melhorar o desenvolvimento e a capacidade de frutificação.

· Além de gostar de muito sol e de bastantes regas, esta planta não parece carecer de outros cuidados especiais.
Por último, apenas salientar que os pássaros, principalmente os pardais, foram a principal praga durante este tempo, devorando as folhas e causando grandes estragos nas plantas.

Com apenas um ano, um dos pés apresenta já um caule bastante desenvolvido

Goji: o solo adequado

Uma das questões de que falta falar é o tipo de solo ideal para a plantação dos gojis. Além do sol e do ar, o solo é outro fornecedor de elementos essenciais para as plantas. Elementos essenciais são os nutrientes que são necessários para a planta completar o seu ciclo de vida. Além disso, o solo é composto por uma diversidade de seres vivos que em condições naturais mantêm o equilíbrio do ambiente.

As minhocas e as formigas, por exemplo, revolvem a terra, oxigenando-a e fazendo com que acumule ar necessário para o crescimento das raízes e melhorando a drenagem do solo. Fungos e bactérias fazem o papel de recicladores, decompondo a matéria orgânica, ou seja, folhas, plantas e animais mortos devolvendo para o meio nutrientes que serão usados pelas plantas.

É difícil descobrir informações sobre o tipo de solo ideal no caso concreto dos gojis cultivados na China. Fazendo alguma investigação sobre o assunto, nomeadamente em alguns relatos, vídeos e fotografias dessas plantações, aparentemente o solo parece arenoso e relativamente seco e não é muito rico em matéria orgânica; são regiões em que chove pouco.

Dando uma vista de olhos numa das etiquetas de um daqueles vasos de gojis que se vendem nas lojas, procurando saber dados sobre qual será o tipo de solo mais adequado, verificamos que é uma planta que também se poderá desenvolver em dunas, embora esta seja uma planta adequada a todo o tipo de solos.

No caso do tipo de solo desta zona (centro/norte) do país, o solo é moderadamente rico e não é muito compacto. Os gojis desenvolvem-se bem neste tipo de solo por isso não há grandes preocupações neste aspecto, apenas há que ter o cuidado, tal como na maioria das plantas, de não saturar a terra com água, não exagerando nas regas, o que pode levar a apodrecimento das raízes e amarelamento da folhagem.
 
Poda dos gojis
 
O objetivo principal de podar os gojis, é estimular o crescimento e desta maneira fazer com que as plantas produzam o máximo possível de frutos.

Se não for feita uma poda a planta fica feia e com uma ramagem desorganizada o que pode inibir a sua capacidade de produção de fruta. Cortar ramos mais fracos é importante para todos os ramos apanharem sol e haver bom arejamento. Há várias maneiras de podar os gojis. A altura ideal é no final do inverno, um mês antes de brotarem novos rebentos, mas também é possível fazer podas durante o verão se tal for necessário.

Por exemplo, se quisermos formar uma árvore com um tronco único até uma altura de 60 cms a 1 metro, podemos cortar os ramos até essa altura e depois deixar ramificar a partir daí.

Exemplos de podas de gojis




 
 
Plantas em vasos ou no quintal

Após mais ou menos 2 meses após a semeadura, as plantas de goji ficam em boas condições de serem separadas e transplantadas para outros vasos maiores ou para um local definitivo, um quintal por exemplo. Neste último caso convém usar algum tipo de fertilizante orgânico.

Tipo de solo: Alcalino. PH entre 7.0 e 8.0 dizem ser o ideal. Podem ser utilizadas estacas para suportar o crescimento das plantas. No caso dos vasos e em alternativa, podem ser usados por exemplo embalagens de leite vazias, como se pode ver nestas fotos. São bastante práticas. Mais tarde estas plantas podem ser transplantadas para vasos ainda maiores ou para o quintal.

Exemplo de um goji num vaso (semeado há 5 meses)

Com 1,15m foi cortada a ponta da haste principal para promover o crescimento de novos rebentos laterais.

Semear gojis


 
Análise nutricional

Análise nutricional (por 100g):
  • · Calorias: 1487 KJ / 360 kcal
  • · Proteínas: 12.20 g
  • · Hidratos de carbono: 57.82 g
  • · Lípidos: 7.14 g
  • · Fibras: 7.79 g
  • · Cálcio : 112 mg (14% da DDR)
  • · Ferro: 9 mg (64.3% da DDR)
  • · Fósforo: 203 mg (29% da DDR)
  • · Zinco: 2 mg
  • · Selénio: 50 mcg
  • · Potássio: 1.132 mg
  • · Vitamina B2: 1,3 mg
Pesquisas demonstram que provavelmente é a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. A ver:
  • · Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida. Alto teor em fibra (10%).
  • · Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
  • · Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
  • · Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
  • · Contém beta-sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • · Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • · Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • · Contém fisalina, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
  • · Contém betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaina promove grupos metil com reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula em nível de DNA.

Benefícios do goji
  • · Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • · Promove a energia e bem-estar em geral
  • · Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • · Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • · Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • · Combate a artrite
  • · Baixa o colesterol
  • · Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • · Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • · Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • · Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • · Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • · Fortalece os ossos e os tendões
  • · Mantém um sistema nervoso saudável
  • · Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • · Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • · Promove a fertilidade
Botões e flores de goji 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário