Hibisco
- Nome Científico: Hibiscus rosa-sinensis
- Nomes Populares: Hibisco, Graxa-de-estudante, Hibisco-da-china, Hibisco-tropical, Mimo-de-vênus
- Família: Malvaceae
- Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas, Flores Perenes
- Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
- Origem: Ásia
- Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
O hibisco é a flor símbolo do Havaí. Além disso é umas das plantas mais cultivadas nos jardins brasileiros, devido ao seu rápido crescimento, beleza e rusticidade. Há um grande número de variedades, que podem apresentar folhas estreitas ou largas, variegadas ou não e flores das mais diversas formas, tamanhos e cores.
A floração estende-se por todo o ano e as flores são sempre solitárias. Versátil, adapta-se às mais diversas funções paisagísticas, servindo como excelente cerca-viva, arbusto, renques, composições ou simplesmente como planta isolada em vasos.
De característica tropical, o hibisco deve ser cultivado em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica com adubações periódicas para uma floração exuberante. Não tolera geadas. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial. Multiplica-se por estaquia e alporquia.
O hibisco também é conhecido popularmente como Rosa-da-china, Mimo-de-vênus, Flor-de-graxa, Graxa-de-estudante e Goela-de-leão.
O hibisco é definido como planta medicinal, possuindo propriedades antiespasmódicas, diuréticas, digestivas, laxante suave, corante, aromatizante e calmante. Atualmente, a planta vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico.
Por ser rico em flavonoides, o chá como poderoso antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento. O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e prevenção de problemas no fígado. Suas flores podem ser usadas em chás, saladas, e outras partes da planta podem ser usadas para fazer geleias, sopas e molhos.
Benefícios do chá de hibisco
O hibisco tem vários benefícios e por isso ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. O hibisco é bom para:
Ajudar a emagrecer porque é um ótimo diurético e também ajuda na queima de gordura;
Consumir o chá de hibisco ajuda na perda de peso, sobretudo após as refeições, onde o chá vai auxiliar na quebra de amidos e açúcar, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, o chá de hibiscos é diurético, elevando a taxa de micção.
É termogênico, estimula a queima de gordura corporal. Para a eficácia no tratamento da redução de peso, é fundamental completar com mudanças na alimentação e praticar exercícios regularmente. Junto com o chá verde fazem uma dupla dinâmica para derreter as gordurinhas. O chá de hibisco também emagrece ao fazer a quebra de amidos e açúcar, além de ser rico em antioxidantes, vitamina C e outros nutrientes essenciais.
Tomar diariamente o chá de hibisco é uma ótima forma de emagrecer facilmente, pois ele funciona como diurético e evita a formação de células de gordura no corpo. O hibisco, diferentemente do chá verde, tem um sabor mais agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.
Combate a prisão de ventre porque tem ação laxante;
Combate as doenças do fígado e desintoxica este órgão porque impulsiona o funcionamento deste órgão;
Alivia as cólicas menstruais porque tem ação analgésica;
Combate gripes, resfriados, tosse e a febre porque tem ação expectorante, que facilita a retirada das secreções;
Combate a seborreia no couro cabeludo porque tem propriedades anticaspa;
Alivia a dor de estômago devido a ação analgésica e por ter efeito calmante;
Retarda o envelhecimento da pele porque é rico em antioxidantes;
O chá de hibisco é rico em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, agentes causadores de envelhecimento e de várias doenças, como o câncer. Uma dieta rica em antioxidantes pode não só melhorar a saúde, mas também estender a vida útil. As flores do hibisco possuem diferentes fito químicos que dão a mesma a coloração vermelha escura, além de uma grande quantidade de antioxidantes, que além de prevenirem o aparecimento de câncer, também melhoram as funções cardíacas, o fluxo de sangue, flexibilidade de vasos sanguíneos, dentre outros benefícios para o corpo.
Reduz as taxas de gordura no sangue;
Dentre os benefícios mais conhecidos decorrentes do consumo regular do chá de hibisco, destacam-se a diminuição do colesterol LDL (colesterol ruim), redução da pressão arterial, queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas. Um estudo realizado pelo Departamento de Bioquímica Chung Shan Medical University em Taiwan mostrou que o chá diminui os níveis de colesterol LDL e o risco de doença cardíaca. Um grupo de teste que bebeu chá de hibisco percebeu várias melhorias nos níveis de colesterol. A contagem de colesterol total diminuiu de 236,2 para 218,6 mg dL. O HDL (colesterol bom) aumentou de 48,2 para 56,1 mg/dL, enquanto o LDL (mau colesterol) diminuiu de 137,5 para 128 mg/dL. Os triglicerídeos – um tipo de lipídeo – (gorduras) presentes no sangue, responsáveis por cerca de 95% da gordura no corpo, caiu dramaticamente de 246, para 209,2 mg dL.
Ajuda a normalizar a pressão arterial pois é diurético
Um dos benefícios mais poderosos do hibisco é a sua capacidade para reduzir a pressão arterial. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tufts, de Boston, ficou sugerido que beber três xícaras de chá de hibisco diariamente reduziu a pressão arterial de pessoas com hipertensão leve e moderada, depois de seis semanas de tratamento. Em outro estudo, conduzido por pesquisadores do Centro de Saúde Natural Bastyr, em Seattle, Washington, beber cerca de 400 gramas do chá por dia durante quatro semanas, reduzia a pressão arterial.
Reduz a retenção de líquidos;
Ajuda a eliminar as toxinas do organismo, responsáveis pela retenção de líquidos, inclusive o inchaço do período menstrual (aumento dos hormônios).
Combate o diabetes;
Em outro estudo, publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine (Jornal de Medicina Alternativa e Complementar), 60 pacientes com diabetes tipo II foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo consumiu chá preto, enquanto o outro consumiu chá de hibisco. Os participantes foram orientados a beber quantidades iguais de chá duas vezes ao dia por 30 dias.
Previne anemia;
O hibisco é uma boa fonte de vitamina C, o que auxilia na prevenção e recuperação de várias doenças. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção de ferro, o que é especialmente útil para vegetarianos.
Fortalece o sistema imunológico;
Reduz o cansaço.
Modo de fazer
O chá de hibisco é geralmente misturado com outros chás de ervas, sobretudo os chás verde, preto e branco, além do chá de rosa-mosqueta (existem mais de 200 variações de hibiscos, sendo que cada espécie conhecida possui uma pequena alteração no sabor do chá).
Para fazer o chá de hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para aquecer e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo. Após alguns minutos deve-se acrescentar hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.
A proporção correta de hibisco e água é:
- 2 colheres de sopa de hibisco seco
- 1 litro de água em início de fervura
Para um melhor aproveitamento do chá é indicado fazer a infusão e evitar a adição de açúcar. O ideal é tomá-lo diariamente entre as principais refeições do dia, fazendo somente a quantia que irá beber no dia para que o chá não oxide e perca as propriedades medicinais.
Evite reaquecer o chá depois de pronto, para evitar que ele perca as propriedades. O chá pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto.
Hibisco em sucos
Além do chá quente e do chá gelado, o hibisco também pode ser adicionado em sucos de frutas e vegetais. Para preparar os sucos, deve-se substituir a água pelo chá de hibisco gelado, batendo juntamente com frutas e vegetais no liquidificador. O hibisco também pode ser encontrado em cápsulas, que são vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais.
O chá tem um sabor suave, semelhante ao da framboesa, e deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado. Além disso, o hibisco tem melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.
Efeitos colaterais do Hibisco
Apesar não acontecer em todas as pessoas, o Hibisco pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial. Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir o hibisco em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.
O chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contraindicado para mulheres grávidas ou que desejam engravidar.
Além disso, o excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e fraqueza muscular. Por isso, o máximo que deve ser ingerido são 6 xícaras de chá por dia.
Contraindicações do chá de hibisco
Por ter diversas propriedades no organismo e por causar alterações hormonais, o chá de hibisco está contraindicado em casos de:
- Gravidez;
- Pessoas que desejam ter filhos, pode, em alguns casos, dificultar a gravidez e causar infertilidade;
- Mulheres na TPM;
- Pessoas com problema de pressão baixa;
- O hibisco está contraindicado durante a amamentação pois altera os hormônios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário