QUEM SOMOS!

sábado, 9 de dezembro de 2017

Como plantar abacate em um pequeno vaso

Se você gosta de cultivar e fazer jardinagem, então vai adorar essa dica. Toda a gente sabe que os abacates, para além de serem deliciosos, são ótimos para a saúde.

Essa fruta verde está cheia de potássio e vitaminas, tais como a B5, B6, C, K e E. Para além disso, ela tem gorduras saudáveis para o coração e muita fibra.

Infelizmente, esse produto está cada vez mais caro, e nem sempre podemos consumi-lo. Só que nós temos a solução ideal: cultivar seus próprios abacates. Para além de poupar dinheiro, você vai poder usufruir de um alimento fresco e biológico…

Há quem pense que não tem espaço para poder plantar árvores de abacate. Mas, na verdade, elas são pequenas e fáceis de cultivar. Veja como!

Germinar

Limpe cuidadosamente a semente do abacate. Fure com quatro palitos a metade de baixo da semente em distâncias iguais. Depois, coloque num copo de água. Os palitos deve mantê-la submersa em 2,5 centímetros de água.

Ela deve ser colocada longe da luz solar direta, mas em um lugar quente, até que a haste cresça quinze centímetros e as raízes sejam visíveis. Este crescimento deve demorar entre duas a seis semanas, altura em que o caule deve ser cortado cerca de 7,5 cm. Espere que mais folhas cresçam e que a haste alcance mais 15 centímetros antes de a colocar em um vaso.

Plantar

Arranje um vaso de plantas grande com um pequeno furo no fundo, para a drenagem. Encha o pote com o terra rica em nutrientes, deixando um pequeno orifício na parte superior para colocar sua semente. Quando a colocar, garanta que o buraco não é muito profundo e que metade da semente está acima do solo.

Propagação

Plante as sementes do porta-enxerto em sacos plásticos de 20 cm de diâmetro por 40 cm de altura, em substrato composto por duas partes de terra argilosa e uma de esterco a 5 centímetros de profundidade. Mantenha as plantas em ambiente arejado e com sombreamento moderado, com cerca de 50% de luminosidade. 

Quando o caule tiver um centímetro de espessura e altura de 10 a 15 centímetros do solo, faça a enxertia com os ramos de matrizes. Elimine o caule do porta-enxerto por meio de um corte em bisel (inclinado) e, no tecido exposto, una o ramo da planta matriz também cortado em bisel. Cubra com plástico para não perder umidade até começar a brotação, entre 30 e 40 dias.

Polinização

Apesar de serem hermafroditas - flores masculinas e femininas na mesma inflorescência - as variedades de abacate apresentam comportamentos distintos quanto ao período do dia no qual ocorre abertura das flores. Algumas cultivares abrem as flores femininas pela manhã e as masculinas à tarde, enquanto outras apresentam comportamento inverso. Assim, no pomar de abacateiro é preciso ter dois tipos da planta para garantir a fecundação das flores.

Os abacates não amadurecem na árvore, por isso, quando algumas frutas começarem a cair, está na hora da colheita. No entanto, a colheita só ocorre a partir do terceiro ano de cultivo e dura de dois a três meses.

Cuidar

A seguir de plantar o abacateiro, mude-o para uma zona com muito sol. Regue a árvore regularmente, mas com moderação para não saturar a terra.

Se as folhas ficarem secas e de cor marrom, é sinal de que a planta não está recebendo água suficiente. Para resolver o problema, coloque o vaso na pia, ligue a torneira e deixe a água correr por alguns minutos. Drene o excesso de água antes de tirar a planta fora da pia.

Se as folhas começarem a ficar amarelas e inclinadas, você está regando em demasia a planta. Para corrigir a situação, não molhe a árvore por alguns dias, e diminua a quantidade de água futuramente.

Continue cuidando da sua planta, para que ela cresça. Você pode esperar alguns anos até ter abacates, mas quando tiver vai desfrutar cada pedaço do seu abacate…

O abacateiro Breda é uma árvore de pequeno porte, cuja característica interessante é a possibilidade de ser cultivada e produzir frutas em vasos grandes. O fruto é pequeno e pesa em torno de 200g, possui maior teor de açúcar do que os outros abacates, sendo ideal para o preparo de guacamole, prato típico mexicano. Não possui fibras e tem alto rendimento de polpa.

Em plantas enxertadas e bem cuidadas, a produção de frutos começa dois anos após o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário