Astrophytum Myriostigma é provavelmente a espécie mais popular de Astrophytum. Seu formato se assemelha a um chapéu de bispo. Cacto raro, nativo de regiões de alta atitude no nordeste e centro do México.
Há alguns relatos de que várias espécies de Astrophytum, incluindo asterias myriostigma e capricorne eram consideradas sagrados pelos Tarahumara, mas essa evidência não é bem documentada. De fácil cultivo. Embora tolere pleno sol, prefere sombra parcial.
Não possui espinhos, e é caracterizado pelas "costelas" que sobem verticalmente pelas laterais, de 3 a 7 (geralmente 5), o que lhe confere um formato de estrela, principalmente quando é jovem (daí vem seu nome, já que "astrophytum" vem do latim "estrela" e "planta").
Pode crescer de 70 a 100 cm de altura, e 15 a 25 cm de diâmetro. As flores aparecem no Verão e na Primavera, medem de 4 a 6 cm de diâmetro e geralmente possuem coloração amarela.
Prepare um solo leve e bem drenado, composto basicamente de areia, vermiculita e/ou perlita, com pequenas porcentagens de matéria orgânica (humus, terra vegetal, fibras, substratos, etc.);
Semeie sobre a superfície. Não cubra as sementes, ou cubra com apenas uma ligeira camada de substrato peneirado; Umedeça gentilmente (sem encharcar); Cubra o vaso com plástico transparente (lembrando de abrir 1 vez por dia para trocar o ar e evitar o aparecimento de fungos);
Mantenha em local aquecido (20 a 28˚C) e com boa luminosidade (exceto luz direta do sol). Pode deixar de baixo de luzes artificiais (fluorescentes) caso o local seja muito frio; Germina em 5 a 20 dias. Umidade: média-baixa. Luz: sol pleno, sombra parcial; Temperatura: 10-30˚C.
Solo: qualquer substrato que retenha água e tenha excelente drenagem é suficiente. PH do solo: preferencialmente ácido (de 5.5 a 7). Regue regulamente no verão, e diminua consideravelmente no inverno. Para ser plantada em vasos, jardins, estufas, interiores e exteriores. Sempre use vaso com furos na parte de baixo, para permitir a escoação da água.
Prefira lugares com boa ventilação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário