QUEM SOMOS!

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Artrose: Plantas que ajudam

A artrose apresenta-se quando a cartilagem de nossas articulações se desgasta, dificultando o movimento e gerando dor. 

Trata-se de uma doença reumática degenerativa mais comum nas mulheres que nos homens, e ainda que possamos tomar medidas para prevenir seu aparecimento, uma vez que sofremos dela deveremos aprender a tolerar esta condição tentando melhorar nossa qualidade de vida. 

Cavalinha

A cavalinha tem sido uma planta muito associada ao tratamento das doenças e incômodos nos ossos e articulações graças ao seu conteúdo de silício, pelo que é de grande ajuda no caso da artrose. 

Recomenda-se preparar uma infusão de cavalinha e ingerir uma xícara por dia para melhorar os sintomas originados por esta doença reumática.

Garra-do-diabo 

De todos os remédios naturais para a artrose, a garra-do-diabo (harpagophytum) é talvez o mais conhecido. Trata-se de uma planta com um importante poder anti-inflamatório e analgésico que tem um resultado muito favorável para diminuir os sintomas de diversas condições reumáticas, entre elas a artrose.

Nas lojas de produtos naturais é possível adquirir esta planta em comprimidos (cada apresentação conta com sua própria posologia), ou comprá-la para realizar infusões com ela. Neste caso, recomenda-se ingerir 1 ou 2 xícaras diárias.

Gengibre

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório natural cheio de benefícios para o nosso corpo, que, além do mais, foi utilizado popularmente para o tratamento da artrose. 

Ralando sua raiz em água fervendo é possível preparar uma infusão que se recomenda tomar 2 vezes ao dia para obter um alívio para esta condição.

Urtiga

A urtiga é outra grande erva medicinal para a artrose à qual podem recorrer os pacientes. De fato, é possível encontrar em lojas especializadas loções e cremes indicados para o alívio das dores reumáticas que contêm ácido fórmico, presente nesta planta. 

Para comprovar seu efeito, é recomendável acrescentar na água do banho uma infusão de urtiga para conseguir relaxar as partes afetadas e reduzir as doenças articulares.

Cúrcuma

A cúrcuma não é uma especiaria só com usos culinários, mas também é uma erva muito valorizada na medicina ayurvédica da Índia. 

Isto é devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que fazem dela uma excelente opção para o tratamento de doenças que provocam inflamação, rigidez e dores nas articulações como a artrose. 

Pode ser consumida em cápsulas, como tempero em algumas comidas ou em forma de chá, misturando por exemplo com uma pitada de gengibre em pó, pois este é um remédio caseiro muito bom para um alívio ainda maior.


Se você tem artrose é importante ter em conta algumas recomendações para reduzir os incômodos e melhorar a qualidade de vida.

Mantenha um peso adequado, o sobrepeso aumenta os incômodos e a dor e produz um avanço mais rápido da doença.

Faça atividade física, práticas como o yoga, a natação ou os alongamentos podem ajudar você a melhorar seu estado de saúde.

Consuma alimentos ricos em cálcio para garantir a saúde de seus ossos, além de opções que contenham cartilagem e que favoreçam o bem-estar ósseo, como é o caso da gelatina.

Evite carregar objetos pesados demais que possam aumentar a dor e os incômodos.

Um dos remédios caseiros para a artrose mais simples reside na combinação de frio e calor.

As compressas de gel geladas são aliadas perfeitas para reduzir a inflamação das articulações. Aplique na zona que lhe incomoda durante 20 minutos, depois esquente um pouco a compressa de gel no micro-ondas, normalmente é possível fazer isso sem problema, e aplique na zona durante entre 5 e 10 minutos.

Esta combinação de ambas as temperaturas ajudará você a melhorar muito o desconforto. Você pode fazê-lo 3 ou 4 vezes ao dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário