A quinoa ou quinua (Chenopodium quinoa), é uma planta originária dos Andes, onde é cultivada há milhares de anos. Fácil de cultivar, esta planta pode atingir de 1 a 2 m de altura, e tanto as sementes quanto as folhas são comestíveis. As sementes são muito nutritivas, e podem ser preparadas das mesmas maneiras que o arroz, embora devam ser processadas antes para a retirada de sua camada superficial de saponinas. Graças a esta camada amarga de saponinas, as aves evitam comer as sementes no campo, assim havendo pouca necessidade de medidas de proteção. As folhas e as pontas dos ramos podem ser consumidas cozidas ou mesmo cruas, desde que não em quantidade excessiva, pois contêm uma alta concentração de ácido oxálico.
Clima
A quinoa pode crescer em uma ampla faixa de temperaturas, dependendo do cultivar. Nos Andes, não é incomum suportarem temperaturas próximas a zero graus centigrados a noite e temperaturas próximas de 30°C durante o dia. Contudo, temperaturas acima de 32°C durante a floração podem prejudicar a polinização e inviabilizar a produção de sementes. Chuvas fortes podem prejudicar muito a produtividade se ocorrerem na época da colheita.
A maioria dos cultivares cresce melhor em altas altitudes, com dias moderadamente quentes e noites frias, mas há cultivares que crescem e produzem bem mesmo em regiões costeiras e em diversos tipos de clima.
Luminosidade
Precisa de luz solar direta, não crescendo bem se sombreada.
Solo
Cultive preferencialmente em solo profundo, fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica, com pH do solo entre 6 e 8,5. Contudo, pode ser cultivada mesmo em solos ácidos ou pouco férteis.
Irrigação
No início do cultivo, irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida, esta planta é resistente a períodos de seca, e assim as irrigações podem ser mais esparsas.
Plantio
As sementes são normalmente semeadas no local definitivo, em fileiras separadas de 25 a 50 cm, deixando as sementes de 0,5 a 1 cm de profundidade no solo. O espaçamento entre as plantas pode ser de 10 a 30 cm. Um menor espaçamento leva a plantas menores e mais uniformes, facilitando a colheita (especialmente em plantações mecanizadas). Maiores espaçamentos geram plantas maiores e menos uniformes. As sementes germinam rápido, normalmente em 3 a 5 dias.
Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes, principalmente no primeiro mês de cultivo, quando as plantas crescem lentamente.
Colheita
As folhas jovens podem ser colhidas para consumo como verdura, mas a colheita excessiva de folhas pode reduzir a produção de sementes.
O período até a colheita varia bastante com o cultivar e as condições de cultivo, podendo ir de 90 a 180 dias. As panículas devem ser colhidas quando começarem a mudar de cor e as sementes começarem a se desprender. Esfregue algumas panículas entre as mãos, se algumas sementes se desprenderem, é hora de colher. Na colheita manual, as panículas são deixadas em local seco e arejado para terminarem de secar por alguns dias, sendo depois batidas para desprender todas as sementes.
As sementes devem ser lavadas antes de serem consumidas para a retirada da camada de saponinas. Para isso, as sementes podem ser deixadas imersas na água por várias horas, realizando trocas até que a água não esteja mais espumando. A água onde as sementes estiveram imersas pode ser aproveitada como repelente de insetos, podendo ser pulverizada sobre as hortaliças em uma horta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário