QUEM SOMOS!

domingo, 8 de maio de 2016

Tangerina - Citrus reticulata



A tangerina, também laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Parece ser uma antiga espécie selvagem, nativa da Ásia. Wikipédia

Informação Nutricional

Quantidade por 100 gramas

Calorias 53

Gorduras Totais 0,3 g

Gorduras Saturadas 0 g

Gorduras Poliinsaturadas 0,1 g

Gorduras Monoinsaturadas 0,1 g

Colesterol 0 mg

Sódio 2 mg

Potássio 166 mg

Carboidratos 13 g

Fibra Alimentar 1,8 g

Açúcar 11 g

Proteínas 0,8 g

Vitamina A 681 IU Vitamina C 26,7 mg

Cálcio 37 mg Ferro 0,2 mg

Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,1 mg

Vitamina B12 0 µg Magnésio 12 mg

A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, nativa da Ásia, das regiões da Índia, China e países vizinhos que possuem clima subtropical e tropical úmido.

A tangerina é popularmente conhecida pelo seu efeito digestivo, laxativo, diurético e por aumentar a eficiência física. E o chá da casca de tangerina, você conhece? A casca da tangerina possui muitas propriedades benéficas à saúde.

Chá da casca de tangerina

As propriedades e os benefícios da casca da tangerina

A casca da tangerina é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, e é utilizada para fazer doces e geleias, além de chá.

Um dos grandes benefícios da casca da tangerina é abaixar o colesterol. Além disso, a casca da fruta contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças, dentre elas, o câncer.

Na medicina tradicional chinesa, a casca de tangerina é utilizada para auxiliar no processo de digestão, acalmando o estômago, além de equilibrar a taxa de açúcar no sangue, desintoxicar o fígado e aliviar o estresse.

Ainda segundo a medicina tradicional da China, o chá de tangerina ajuda a manter a temperatura do corpo, e acompanhado por gengibre e alfazema, é um ótimo aliado para as épocas em que gripes e constipações são males comuns.

Por auxiliar na digestão e pelas suas propriedades diuréticas, algumas pessoas acreditam que os nutrientes da casca possam auxiliar na perda de peso.

Como consumir a casca de tangerina

Receita do chá de casca de tangerina

Primeiramente, é necessário desidratar as cascas. Para isso, basta colocar as cascas em uma forma e deixar ao sol por alguns dias. Após isso, guarde as cascas lacradas dentro da geladeira. As cascas na geladeira podem ser conservadas até dois ou três meses. Para preparar o chá, adicione as cascas em água fervente e deixe em infusão durante 3 minutos. Após esse período, é só coar e tomar o chá, sem adoçar. Não use açúcar, mel e nem adoçante. Se preferir a bebida gelada, pode colocar o chá dentro na geladeira e consumi-lo posteriormente como um refresco.

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Os frutos produzidos em agricultura biológica são mais ricos em vitamina C que os produzidos na agricultura convencional.

A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

Popularmente, a tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. Não existem evidências científicas que indiquem seu uso na hipertensão arterial ou na prevenção da arteriosclerose.

É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. Também não existem evidências que recomendem a tangerina como protetor de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário