QUEM SOMOS!

domingo, 8 de maio de 2016

Shiitake - Lentinus enodes


Informação Nutricional

Cogumelo Shiitake

Quantidade por 100 gramas

Calorias 34

Gorduras Totais 0,5 g

Sódio 9 mg

Potássio 304 mg

Carboidratos 7 g

Fibra alimentar 2,5 g

Açúcar 2,4 g

Proteínas 2,2 g

Cálcio 2 mg Ferro 0,4 mg

Vitamina D 18 IU Vitamina B6 0,3 mg

Magnésio 20 mg



Utilizado na medicina chinesa há mais de seis mil anos, o cogumelo shitake até pouco tempo era pouco conhecido dos brasileiros, mas hoje em dia é encontrado com relativa facilidade e pode ser considerado um excelente alimento para fazer parte de nossa alimentação diária.

Mas para que serve o Shitake? Além de ser um alimento de poucas calorias e rico em fibras, ainda há uma grande variedade de benefícios do cogumelo shitake para a saúde, que vão desde a perda de peso até o combate ao câncer.

Para quem já conhecia, mas ainda não sabia das propriedades do cogumelo shitake, nós listamos abaixo 8 benefícios do mesmo para boa forma e saúde. Continue lendo para saber quais são eles e conhecer um dos melhores alimentos naturais à nossa disposição.

Embora seja tecnicamente um fungo, o cogumelo é classificado como um alimento de origem vegetal para fins nutricionais. E assim como as verduras e legumes, o cogumelo é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem não somente para manter a saúde como também para combater doenças, como veremos logo mais.

É rico em selênio (mineral que contribui para a saúde dos vasos sanguíneos e ajuda a controlar o funcionamento dos hormônios da tireoide);

Possui Vitamina B2 – também conhecida como riboflavina, atua na produção de energia para o organismo. Cinco cogumelos por dia fornecem 16% da necessidade diária de vitamina B2;

Contém Niacina, ou vitamina B3, que, assim como a riboflavina, também atua na produção de energia;

É uma ótima fonte de Vitamina B9 (ácido fólico), nutriente essencial para gestantes;

Tem uma boa concentração de vitamina D (somente os cogumelos desidratados que foram expostos ao sol para secagem);

75 g de shitake fornecem 70% das necessidades de cobre e 50% da ingestão diária recomendada de vitamina B5.

O shitake contém ainda uma boa concentração de zinco, manganês e cálcio.

Com somente 34 calorias a cada 100g de cogumelo fresco, o shitake é um excelente alimento para fazer parte de uma dieta para emagrecer. Além de pouco calórico, o cogumelo também fornece uma boa quantidade de fibras – 2,5 g na porção de 100g – uma grande porcentagem de água (75% no alimento fresco) e poucos carboidratos (7 gramas na mesma porção).

Isso significa que o shitake ajuda a emagrecer porque fornece saciedade com poucas calorias e pode ser considerado um alimento de baixo índice glicêmico (que não eleva bruscamente a glicose sanguínea, um dos fatores que levam ao acúmulo de gordura).

E para quem está tentando diminuir o consumo de proteína de origem animal, o shitake é uma das melhores opções para compor seu cardápio sem carne, já que possui uma boa quantidade de proteínas e apresenta consistência e sabor que lembram o alimento de origem animal.

O shitake contém eritadenina, um uma substância que, segundo pesquisadores suecos, tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Outro estudo realizado no Japão constatou que o shitake aumentou a quantidade de colesterol nas fezes, o que por sua vez reduziu os níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Esse efeito foi verificado em pesquisas realizadas com o cogumelo fresco e também com o extrato de shitake.

Outro composto que colabora nas propriedades do cogumelo shitake é a lentinana, que não somente fortalece o sistema imunológico como também atua na prevenção e no combate ao câncer.

Diversos estudos têm comprovado a ação antitumoral da lentinana, que seria capaz de reduzir e desacelerar o crescimento de alguns tipos de tumores. Algumas pesquisas realizadas em conceituadas universidades japonesas falam ainda da capacidade da lentinana de causar a regressão e impedir a metástase de algumas formas de câncer (sobretudo os de origem gástrica).

Os radicais livres são indispensáveis à vida, mas quando em excesso podem causar uma série de complicações, que vão desde o envelhecimento precoce até o câncer. As substâncias capazes de combater esse excesso de radicais livres são chamadas de antioxidantes, e podem ser encontradas em abundância nos alimentos de origem vegetal, entre eles o shitake.

No caso desse cogumelo, há uma substância em particular com uma grande capacidade antioxidante: a L-ergotioneína, um potente composto com capacidade de impedir os danos dos radicais livres às células saudáveis do organismo. Já está comprovado que o acúmulo de radicais livres pode fazer com que essas células sofram mutação e acabem acarretando o surgimento do câncer.

Segundo pesquisadores, este pode ser considerado como um dos maiores benefícios do cogumelo shitake para a saúde. Como já vimos, o shitake contém lentinana, uma substância que atua no mecanismo de defesa do organismo contra agentes causadores de doenças. Hoje já se sabe que o shitake pode ser inclusive mais eficiente que alguns medicamentos no combate a infecções causadas por vírus e bactérias.

Estudos preliminares têm demonstrado que mais um dos benefícios do cogumelo shitake é diminuir os níveis de pressão arterial, prevenindo e até mesmo combatendo a hipertensão. Essa propriedade do shitake se deve à presença da niacina, vitamina que causa a dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez leva à uma diminuição na pressão arterial.

Os benefícios do cogumelo shitake para o coração se dão por três maneiras:

Regula os níveis de LDL, que quando elevado aumenta o risco de doenças coronarianas;

Reduz o risco de arteriosclerose (obstrução das artérias que pode causar infarto);

Controla a pressão – níveis elevados de pressão arterial estão associados a uma série de complicações cardiovasculares.

O shitake ainda contém lantionina, um composto natural que inibe a agregação de plaquetas, impedindo a formação de coágulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Esse benefício pode ser obtido com o consumo do óleo de shitake ou mesmo através do cogumelo fresco.

Classificação científica

Reino: Fungi

Divisão: Basidiomycota

Classe: Homobasidiomycetes

Ordem: Agaricales

Família: Marasmiaceae

Género: Lentinula

Espécie: L. edodes

Nome binomial Lentinula edodes

Nenhum comentário:

Postar um comentário