QUEM SOMOS!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Gardênia - Gardênia jasminoides




A Gardênia é uma flor muito conhecida por sua grande beleza e perfume exalado. Ela possui o nome cientifico de Gardenia Jasminoides e é popularmente conhecida pelos nomes de Gardênia e Jasmim do Cabo.

Essa flor é nativa do continente asiático, mais precisamente da China, e que se destaca por suas inúmeras propriedades e utilidades. A Gardênia é uma flor pertencente à família botânica Rubiaceae.

Os Benefícios da Flor Gardênia

Essa família botânica se destaca por ser cosmopolita (cultivada por todo o planeta) e por apreciar o clima tropical. Esta família botânica apresenta em torno de 650 diferentes gêneros e 13.000 espécies, sendo considerada uma das maiores famílias de plantas angiospérmicas (que possuem flores) existentes no reino vegetal.

Essa família botânica possui importância econômica graças a algumas espécies como, por exemplo: o café (uma das bebidas mais consumidas de todo o mundo).

O Jenipapo (fruta usada para fabricação de doces, licores e compotas), espécies que disponibilizam madeiras uteis na fabricação de moveis e espécies ornamentais, como a Gardênia, e plantas que possuem propriedades medicinais.

A Gardênia é uma espécie vegetal arbustiva que possui textura semilenhosa. Ela é uma planta de porte médio, com altura que varia de 1,50 metros a 2,00 metros.

A Gardênia apresenta ramos eretos, com diversos ramos e folhas de características perenes. Inclusive a própria planta é perene, isto é, apresenta um ciclo de vida maior que dois anos, que no reino vegetal é considerado longo.

As folhas da gardênia são brilhantes e coriáceas (aspecto similar a couro), sendo opostos e apresentando formato oval e cor verde-escura. As flores da gardênia geralmente são de cor branca, de tamanho grande, cerosas e exalam um perfume bastante agradável, sendo uma das principais características desta espécie vegetal.

Com o passar do tempo, as flores da gardênia passam a ter uma cor tendendo ao creme e a tons amarelados. Geralmente, a gardênia floresce na primavera e no começo do verão e esta fica florida por um bom período.

Os frutos da gardênia, que são oriundos das espécies vegetais férteis, possuem a polpa de cor amarela. Dessa polpa pode ser extraído corantes que podem ser usados tanto pelo artesanato, quanto pela indústria, sendo uma das utilidades e benefícios dessa espécie vegetal.

A Gardênia é uma espécie vegetal que se multiplica por estaquia dos ramos semilenhosos após a ocorrência da floração da planta.

O Cultivo da Gardênia

A gardênia é uma flor perene que se destaca por exalar uma fragrância muito rica e cheirosa que agrada o olfato das pessoas, e esta qualidade é muito bem aproveitada.

Essa flor pode ser cultivada em praticamente todos os tipos de clima (Tropical, Mediterrâneo, Subtropical e Temperado), no entanto ela é uma espécie vegetal que aprecia e floresce de forma mais bonita e abundante quando cultivada em regiões que apresentam o clima temperado, pois ela é uma espécie vegetal que aprecia o cultivo em locais de climas amenos.

Apesar disso, a gardênia não tolera a baixa umidade do ar, por isso é necessário cuidado com seu cultivo nessas condições. A gardênia pode ser cultivada de forma isolada, onde muitas vezes é encontrada em pátios e em locais que tem movimentação de pessoas como portas e janelas.

Essa espécie vegetal não necessita da realização de podas para adensamento, mas é interessante que sejam feitas podas de limpeza para manter a flor sempre bonita e vistosa.

A poda de limpeza ajuda a gardênia a crescer com melhores condições de ventilação e a torna mais resistente a ocorrência de pragas e doenças.

A poda da gardênia deve ser realizada após a floração. A gardênia também pode ser cultivada em grupos, e sendo bem cuidadas, podem formar de maneira natural belíssimas cercas vivas, com uma textura muito compacta.

A gardênia pode ser cultivada em vasos (desde que esses sejam de tamanho grande) e é uma ótima alternativa para os amantes da arte japonesa do Bonsai.

A gardênia é uma espécie vegetal que deve ser cultivada sob sol pleno ou no máximo a meia sombra quando plantada em locais com temperaturas mais elevadas.

O solo para o cultivo da gardênia deve ser fértil e ligeiramente ácido, deve apresentar boa capacidade de drenagem. O solo pode ser enriquecido com a aplicação de material orgânico.

As adubações devem ser realizadas na primavera e no verão, pois essa atitude a estimular o crescimento forte e vigoroso com uma floração mais vistosa e intensa dessa espécie vegetal.

As irrigações devem ser feitas de forma regular, contudo o solo deve permanecer apenas úmido. É necessário cuidado para não encharcar o solo.

Como dito anteriormente, a gardênia é uma flor de grande beleza e que exala um aroma muito agradável e intenso, o que permite que a planta seja usada para fins paisagísticos e ornamentais.

Além disso, a gardênia é uma planta que possui outras diversas propriedades, o que incentiva o cultivo desta bela flor. O seu extraordinário aroma é bastante utilizado pela indústria como fragrância para fabricar perfumes e diversos materiais de limpeza. O seu aroma pode ser explorado de forma rústica, bastando que as pessoas peguem algumas flores e coloquem em um jarro que contenha água, dessa maneira a essência de teor intenso e agradável irá se espalhar e conseguirá perfumar o ambiente em que o jarro ou vasilhame tiver sido colocado por alguns dias.

O fruto da gardênia apresenta propriedades medicinais, podendo ser explorada por ter propriedades anestésicas, antissépticas, diuréticas, purgantes, sedativas e outras propriedades.

Para explorar essas propriedades do fruto, pode ser feito o chá ou mesmo a infusão, de forma que os benefícios e propriedades da gardênia sejam exploradas.

Outra maneira de explorar as características da gardênia é fazer a extração e produção de um óleo, de forma que possa se fazer uso dessas diversas propriedades.

O óleo extraído da gardênia pode ser usado para combater as seguintes enfermidades: ansiedade, infecções na bexiga, coagulação sanguínea, ajuda a resfriar o sangue, infecções, insônia, reduz o inchaço do corpo, reduz tumores, combate a insônia e etc.

A gardênia é extremamente apreciada e utilizada na China, nesse país as pessoas têm a crença de que essa flor possui boas vibrações e transmite calma aos ambientes onde são cultivadas, gerando assim um clima de bem-estar e de relaxamento para as pessoas.

Na medicina popular e tradicional chinesa, a gardênia é usada para acalmar a irritabilidade e desintoxicar o organismo. Além disso, funciona como um poderoso sedativo, capaz de aliviar a ansiedade, pois possui um grande poder relaxante, ajudando inclusive as pessoas que sofrem com a insônia.

A gardênia também pode ser utilizada para aliviar os efeitos da depressão, da febre e de transtornos que o fígado possa sofrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário