A flor da noite é conhecida também como cacto-orquídea, dama da noite, cactos, mandacaru, jamaracu e cordeiro. Seu nome botânico é Epiphyllum oxipetalum, é pertencente à família Cactaceae, e tem sua origem na América Central e Brasil.
Ela possui pelos nas aréolas, e suas flores são grandes, vistosas e coloridas, seus ramos são achatados e suculentos, apresentando em alguns casos triangulações.
A planta é conhecida por sua beleza e por apresentar benefícios à saúde, devendo ser ingerida em forma de chá. Vamos conhecer neste artigo um pouco mais sobre as propriedades da flor da noite.
A flor da noite é muito comum no nordeste brasileiro, consegue atingir até cinco metros de altura. Existe uma variedade de características diferenciadas dentro da flor da noite, sendo que algumas apresentam espinhos e outras não.
É uma planta muito resistente às secas do Nordeste, por não necessitar de muita água, a flor da noite se hidrata facilmente retirando a água da umidade do local e do orvalho.
Flor da noite e seus benefícios
Ao ser ingerida em forma de chá pode ser usada como:
· Diurético;
· Calmante;
· Cardiotônico;
· Estimulante;
· Remineralizante.
Por ser muito rica em vitaminas e minerais, a flor da noite sendo ingerida em forma de chá, pode ser indicada contra:
· Angina do peito;
· Asma;
· Excessivo fluxo menstrual;
· Bronquite;
· Catarro na bexiga;
· Congestão cerebral;
· Congestão no fígado;
· Coriza;
· Dismenorreia;
· Dor de cabeça;
· Enxaqueca;
· Febre;
· Hipertrofia do coração;
· Insuficiência cardíaca congestiva;
· Palpitações;
· Problemas circulatórios;
· Problemas pulmonares;
· Reumatismo.
– 10 a 15 gramas de caule desidratado de flor da noite
– 1 Litro de água
Coloque tudo em uma panela e deixe ferver por cerca de 15 minutos, tire do fogo e espere esfriar com a panela tampada. Coe o chá e consuma-o em temperatura ambiente ou morno. Caso queira adoçar o chá, o ideal é que seja utilizado mel.
Dica: caso esteja em busca de potencializar o chá de flor da noite como forma de calmante, adicione camomila durante o processo de fervura da água. A quantidade ideal é de uma xícara de chá três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
Contraindicações e efeitos colaterais
A flor da noite não deve ser utilizada sem estar desidratada, existem relatos de pessoas que desenvolveram urticária, dermatose, queimação na boca e enjoo utilizando de forma indevida. Não existem relatos de efeitos colaterais a pessoas que ingeriram a flor da noite em formato de chá desidratado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário