QUEM SOMOS!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Como Cultivar Brotos de Alfafa

Os brotos de alfafa crescem rápido, surgindo em apenas 3 a 5 dias. Você pode cultivá-los num jarro de vidro ou num prato pequeno e só precisa de uma colher de sopa de sementes para obter uma xícara e meia de brotos. Eles têm muitos antioxidantes e são uma ótima adição a saladas e sanduíches. Veja o passo 1 para aprender como cultivá-los.


Método 1 de 3: Usando um jarro 


Compre sementes de alfafa. Você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais, de rações para gado ou em fornecedores de sementes online, e também há versões orgânicas disponíveis. Elas vêm em pacotes pequenos de 200 a 400 g e em sacos de até 500 g. Se estiver planejando comer bastante alfafa, é mais barato comprar as sementes em atacado.


Lave e separe as sementes. Coloque-as numa peneira fina ou num pedaço de morim e lave-as bem, retirando as que estiverem quebradas ou descoloridas.


Meça uma colher de sopa de sementes. Isso renderá uma xícara e meia de alfafa, o suficiente para encher um jarro e usar em uma refeição ou duas. Guarde o excedente no saco original ou num saquinho plástico com fecho.


Coloque as sementes num jarro de vidro transparente de 1 L. Os jarros com lados planos são melhores porque você pode deitá-los, de modo a melhorar a circulação do ar.


Cubra bem as sementes com 5 cm de água fria.

Tampe a boca do jarro com morim ou uma meia-calça limpa. Isso manterá as sementes no recipiente quando você escorrer o conteúdo. Prenda a cobertura com um elástico.


Deixe as sementes de alfafa de molho por pelo menos 12h. Mantenha o jarro num local quente e seco durante esse tempo. Elas não precisam de luz solar direta para germinarem.


Escorra a água. Deixe o morim ou a meia-calça no lugar e vire o jarro de cabeça para baixo sobre uma pia. A água escorrerá e as sementes ficarão dentro do recipiente.


Enxágue e drene as sementes de novo. Retire toda a água do jarro para que elas não apodreçam.


Coloque o recipiente de lado num local escuro. Boas escolhas são armários ou despensas com uma temperatura quente e confortável. Deixe as sementes espalhadas pela base do jarro.


Retire o recipiente a cada 8 a 12 horas para enxaguar as sementes de alfafa. Passe-as na água morna e tire toda a água sempre. Faça isso por 3 ou 4 dias ou até que os brotos cheguem a uma altura entre 3 e 5 cm.


Leve o jarro para a luz do sol. Colocá-lo numa janela ensolarada por 15 min ativará enzimas importantes que tornam os brotos tão saudáveis. Espere até que eles fiquem verdes. Quando isso acontecer, estarão prontos para o consumo. Guarde-os no refrigerador, que também desacelera o crescimento deles, por até uma semana.


Método 2 de 3: Usando um prato de cerâmica


Enxágue e separe as sementes. Coloque-as numa peneira fina ou num pedaço de morim e lave-as bem, retirando as que estiverem descoloridas ou danificadas.


Coloque as sementes de molho. Meça uma colher de sopa delas e ponha-as num jarro de vidro. Cubra-as com 5 cm de água fria e tampe o jarro com um pedaço de morim preso por um elástico. Deixe as sementes de molho numa sala escura por pelo menos 12 horas.


Escorra as sementes. Passe a água pelo morim, que prenderá as sementes dentro do jarro e impedirá que elas desçam pela pia.


Espalhe as sementes pela base de um prato de argila. Aquele tipo que vem junto com um vaso de terracota é perfeito para esse propósito. Coloque as sementes dentro do prato, espalhando-as para que cubram a superfície por igual.


Coloque o prato numa bandeja com água. Insira-o dentro de uma bandeja maior do que ele e encha-a com água até metade dos lados do prato. Não deixe que o líquido entre no prato.
Coloque tudo num cômodo escuro para que as sementes brotem.
Esse método funciona porque o prato de argila absorverá água suficiente da bandeja para umedecer as sementes o bastante até que elas cresçam. Com ele, não é preciso enxaguar.


Encha novamente a bandeja de vez em quando por 4 a 5 dias. Verifique-a e encha-a quando a água evaporar. O prato continuará a absorver a água e a manter as sementes úmidas, ajudando-as a brotarem.


Leve o prato para um local ensolarado quando os brotos tiverem de 1,2 a 5 cm de altura. Coloque-o numa janela ensolarada por cerca de 15 min. A alfafa estará pronta para o consumo quando estiver verde e brilhante.


Método 3 de 3: Comendo e guardando a alfafa



Debulhe a alfafa. As cascas são comestíveis, mas muita gente prefere retirá-las por motivos estéticos. Para isso, coloque os brotos numa tigela com água e irrite a massa deles com as mãos. As cascas vão se separar facilmente e subir para a superfície da água. Jogue fora o líquido com as cascas e guarde os brotos.


Use a alfafa. Os brotos dela são uma ótima adição para qualquer salada, sendo que o gosto deles fica melhor quando acabam de sair do último enxágue. É só cortá-los ou separá-los e adicioná-los a sua receita favorita de salada.
Eles também são ótimos recheios para sanduíches.
Ficam saborosos dentro de um pão pita.
Tente adicionar algo mais nutritivo a seu burrito de sempre embrulhando alguns brotos com o feijão e o arroz.


Guarde a alfafa. Deixe-a secar completamente depois do último enxágue, ou ela vai apodrecer. Guarde-a seca dentro de um saco plástico e mantenha-a na geladeira.


Dicas

Você também pode comprar um germinador comercial para que possa cultivar mais de um lote de alfafa por vez.


Avisos

Ao enxaguar as sementes, tire toda a água. Elas só precisam ficar úmidas, não encharcadas.
Materiais Necessários
Sementes de alfafa
Jarro de vidro transparente de 1 L com lados planos
Morim ou meia-calça limpa
Colher de sopa
Água
Closet, armário ou despensa
Local com luz solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário