QUEM SOMOS!

domingo, 1 de maio de 2016

Coco-de-espinho - Acrocomia intumescens


Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Subclasse: Arecidae

Ordem: Arecales

Família: Arecaceae (Palmae)

Género: Acrocomia

Espécie: A. aculeata

Nome binomial Acrocomia aculeata

Acrocomia intumescens é uma palmeira nativa brasileira e uma das duas espécies que são popularmente conhecidas pelos nomes de macaúba, macaíba, boicaiuva, macaúva, coco-de-catarro, coco-baboso, coco-de-espinho, coco-macaúba, macajuba, macaibeira, macajá, mucajá, mocajá, bocaiuva, chiclete-de-baiano, chiclete cuiabano, bocaiúva, macacauba, macaiba, macaibeira, macaúva, mucaia, mucaja e mucajaba. Sua principal característica são os espinhos escuros, longos e pontiagudos na região dos nós.

"Macaíba" vem do tupi ma'kaí'ba (através da junção de bacaba mais yuba, que significa "coco amarelo"). "Bocaiuva" vem do tupi mokaie'yba. Acrocomia vem dos termos gregos akron (uma) e kome (cabeleira), numa referência ao formato em coroa das folhas da planta.

Características e usos

A palmeira, que apresenta altura de até 15 metros, é uma árvore ornamental. Seus frutos são comestíveis, e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira.

Seu óleo é também uma das principais fontes para a produção de biodiesel. Do miolo do tronco, se faz uma fécula nutritiva, as folhas são forrageiras e têm fibras têxteis usadas para fazer redes e linhas de pescar. A madeira é usada em construções rurais.

Sua presença é indicativa de solos férteis e a frutificação ocorre entre três e cinco anos de idade. O cacho pode ter até 60 quilos e a palmeira produz de quatro a seis cachos por ano. A espécie pode sobreviver por 100 anos, mas seu plantio ainda é difícil.

O óleo da macaúba, além do uso alimentício, é de excepcional qualidade para uso industrial. Alguns estudos apontam para provável utilização comercial para os dois usos.

O fruto também é comestível, assim como o palmito, considerado uma iguaria. Sua torta é também considerada de alto valor nutritivo para alimentação de gado.

Em Cuiabá, o fruto é muito apreciado principalmente pelas crianças e também é conhecida como "chiclete cuiabano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário