QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Tussilagem - Tussilago farfara




Excelente para tosse irritativa e catarro, a unha-de-cavalo alivia e relaxa os pulmões, acalma a respiração e ajuda a expelir o muco.



Planta da família das Asteraceae, também conhecida como costa branca, língua de vaca, tussilagem, tussilago, unha de cavalo, unha de asno. É uma planta pequena e perene que habita os campos úmidos. Suas flores são amarelas que aparecem antes das folhas.

A folha se assemelha a uma pata de asno. Suas folhas longamente pecioladas, palmadas, tomentosas, com cinco ângulos, esbranquiçadas por baixo, formando uma roseta rente ao chão. Os frutos são aquênios com coroa.

Durante o verão, o alimento é armazenado nos rizomas para o ano seguinte início da Primavera. O nome científico, tussilago, significa o que acaba com a tosse, e o nome popular unha de cavalo, refere-se ao formato das folhas arredondadas.

Parte utilizada: Flor, folha, raiz.

Plantio

O solo deve ser úmido e ensolarado, argiloso e contendo calcário. O tussilago não floresce com as folhas. As flores aparecem primeiro, surgindo no início da primavera.

Origem

Nós o encontramos nos bordos das fossas inundadas, dos caminhos, dos cais, nos entulhos, etc., em toda a Europa, Ásia, e África do Norte e, secundariamente, na América.

Princípios Ativos: alcaloides pirrolizidínicos (traços), alcaloides triterpênicos (arnidiol, faradiol); flavonoides, fitosteróis; inulina, mucilagem, taninos , tussilagina.

Propriedades medicinais: Adstringente, antisséptico suave, antitussígeno, broncodilatadora, calmante, demulcente, depurativo do fígado, descongestionante, emoliente, estimulante, espasmolítico (ligeiramente), expectorante, hipertensora, mucilaginosa, relaxante, sedativa, tônico, tônico hepático.

Indicações: Asma (úmida), aumentar expectoração, bronquite, catarro gástrico e intestinal, catarro na garganta, catarros respiratórios, circulação externa, clarear pelo, coqueluche, dermatose do couro cabeludo, eczema, enfisema, escrófula, estomatite, faringite, garganta dolorida, irritação da membrana mucosa bronquial e gástrica, laringite, pele irritada e inflamada, pressão baixa, queimadura na pele, sarna, tosse, traqueite, úlcera crônica.

Pode causar intoxicação do fígado, desenvolvimento de tumores, irritabilidade, respiração irregular, arritmia e morte por parada respiratória.

Apesar de seu conteúdo alcaloide é muito baixa (inferior a 50 ppm), evitar o uso durante a gestação, lactação, insuficiência hepática, hepatite viral ou cirrose hepática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário