QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sapucainha - Carpotroche brasiliensis


O óleo de sapucainha extraído da sua semente é extremamente eficaz para doenças de pele. Ele contém componentes que são tóxicos e só deve ser usado com acompanhamento médico.

Não usar esse óleo para fazer chá ou fazer qualquer tipo de tratamento interno. Ele é usado desde a década de 40 do século passado para Lepra (Hanseníase), sendo que hoje em dia, com a descoberta de medicamentos quimioterápicos, não é mais usado para isso, só para aplicações corriqueiras na pele.

Sapucaia, Óleo-sapucainha, Ruchuchu, Canudeiro, Canudo-de-pito, Pau-de-cachimbo, Fruta-de-babado, Fruta-de-comona, Fruta-de-cotia, Fruta-de-lepra, Fruta-de-macaco, Papo-de-anjo, Pau-de-anjo, Pau-de-lepra

Características

Árvore grande (10 a 20 metros de altura)

Perenifólia

Folhas glabras (14 a 18 cm de comprimento)

Flores amarelo-claro e branca. Solitárias nas árvores, geralmente com 5 pétalas e unissexuais. A cor costuma escurecer para amarelo só após a fecundação.

Frutos de forma irregular, rugoso na cor verde, sendo que por dentro tem uma polpa amarela. Cada uma pode ter até 8 sementes.

O nome óleo-sapucainha da planta deve-se à extração do óleo da sua semente.

Componentes Químicos

Glicerídeos, Ácido chaulmoógrico, Ácido hidnocárpico, Ácido górlico, glicosídeos cianogênicos

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Age na pele

Partes usadas - Óleo da semente

Como usar

Colocar um pouco de óleo nas mãos e aplicar massageando a área. Fazer isso à noite antes de dormir, tirando o excesso com um pano logo depois. Fazer também de manhã quando se acordar, até ficar curado. Isso serve só para doenças de pele.

Indicações

Caspa

Dartro

Depilatório

Dermatose

Eczema

Erisipela

Hanseníase

Impingem

Inseticida

Parasiticida

Prurido

Sarna



Cuidados no uso e advertências

Não usar o óleo medicinal de sapucainha, extraído da semente internamente por causa da sua toxidade. Só usar externamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário