QUEM SOMOS!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Pimpinela - Sanguisorba minor



Características

• Suas folhas são dentadas nas extremidades e verdes.

• Não é uma planta muito aromática.

• Seu sabor lembra o de pepino (gosto de mato).

• Caso deixe as folhas envelhecer, elas ficam amargas e só sai o amargor caso coma ela cozida, por isso é melhor usar assim que colher, elas novas.

• Dela nasce uns ramos onde brotam suas flores. Estes normalmente crescem bastante, mais do que a planta toda.

Componentes Químicos

Suas folhas contêm proteína vegetal em 5,65%, 75% de água, 11% de carboidratos, e outras composições.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Adstringente

Cardiotônica

Diaforética

Emoliente

Tem grande capacidade de estancar sangue agindo como coagulante, mas não há evidencias científicas quanto a isso, somente de uso popular. Ela é uma planta adstringente e tônica.

Partes usadas

Da pimpinela usa-se as folhas e os caules novos (não secos) na culinária e medicina alternativa.

Como usar / Chás e receitas

Fazer chá para tomar 2 vezes por dia, 2 xícaras, para tratar de gota e reumatismo. Também é usada para tratar de queimaduras na pele como cosmético natural, mas sendo que o chá frio.

Ela é muito usada para temperar saladas a ser usada como alternativa ao pepino, quando este não está na temporada. Para melhor gosto das folhas, é melhor comer crua, por isso que mistura mais em saladas.

É muito usada picada para enfeitar pratos também por que ela não influenciar muito no gosto. Pode ser usada para fazer manteigas com ervas.

Pode ser usada para colocar em sopas, assim como coentro, só para aproveitar sua eficácia no organismo. É muito usada para fazer vinagre caseiro. Para aproveitar melhor o gosto, pegar as folhas verdes, pois as mais avermelhadas não têm muito gosto.

A Pimpinela é uma planta nativa da Europa e Ásia ocidental.

Cultura e como plantar

Na natureza, a Pimpinela é encontrada menos frequentemente em terrenos argilosos, e mais frequentemente em solo seco e ricos em calcário, bem drenado. Ela é bem fácil de plantar e normalmente se usa a sementes e não por propagação. É intolerante à seca.

Como as folhas mais jovens tem o melhor sabor é estimulado o aparecimento delas sempre cortando as mais velhas. Para evitar que se multiplique pelo terreno de plantio, remover as hastes florais.

Pode plantar em sol pleno, mas que de sombra por algum tempo do dia. É aconselhável remover as folhas das extremidades dos galhos regularmente para estimular a brotação.

É uma planta que continua crescendo no verão, quando outras espécies têm parado de crescer, por causa das suas raízes que podem ir mais longe e são mais fortes. A partir do segundo ano da planta, é aconselhável replantar para que ela sempre esteja cheia de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário