Da família das apocináceas, o Pau Pereira é uma árvore brasileira encontrada na Bahia, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Dependendo da região onde ocorra, essa árvore tem diferentes nomes, como tinguaba e chapéu-de-sol, por exemplo. Essa árvore é mais encontrada em parques ornamentais e praças, pois é notável por sua beleza e ampla copa, além de que seus pelos verdes-claros em sua abundante folhagem são muito belos, principalmente quando acompanhados de flores roxas nos meses de Maio e Junho.
Sua madeira é bonita, resistente e durável, servindo muitas vezes como matéria prima para utensílios.
Os benefícios do Pau Pereira para a saúde
A casca dessa árvore não é apenas conhecida por ser bonita, mas também por ser considerada uma das dez plantas medicinais brasileiras mais importantes. A medicina popular a usa para tratar casos de:
• Malária
• Inapetência
• Má digestão
• Tontura
• Febres
• Prisão de ventre
• Etc.
Ainda é possível usar a madeira dessa árvore para a construção e fabricação de cabos de ferramentas. Antigamente, no Rio de Janeiro, era comum o uso da madeira do Pau Pereira na confecção de garrafas de cachaça.
Os boêmios da cidade, que frequentavam bastante os botequins, acreditavam que as propriedades da bebida em contato com a casca do Pau Pereira ficavam ainda mais revigorantes e estimulantes do apetite sexual.
Chá de Pau Pereira
O chá de Pau Pereira é um ótimo tônico e remédio poderoso para abaixar febres intermitentes, melhorar dores de estomago, tonturas digestões difíceis e constipação, assim como citado acima.
Modo de preparo: Coloque duas colheres de sopa das cascas para cada litro de água. Deixe que cozinhe por cerca de 10 minutos a partir do momento em que a ebulição começar. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe em infusão por mais 10 minutos. Coe-a e estará pronta para uso.
Árvore de porte médio, ramos tortuosos, recobertos de pelos castanhos, casca amarela, grossas, folhas ovais, flores pequenas e escuras. O fruto é uma cápsula oval, amarela e carnosa.
Propriedades medicinais: Aperiente, digestivo, laxante, tônico amargo.
Indicações: Dor no estomago, febre, tontura.
Modo de Usar:3 gramas para um copo e água fervente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário