Pertence à família das Poligonáceas, e também conhecida como labaça, coenha e azeda espinafre, por suas folhas serem aproveitadas na culinária como espinafre.
É uma planta que possui a raiz forte, de folhas não perecíveis, e se dá bem nos lugares úmidos. Cresce em abundância nos campos, à beira de águas paradas e nos brejos.
Possui hastes direitas e caneladas, com muito ramos atingindo de 1 a 1,50 metros de altura. Suas folhas são ovais, pontudas e onduladas, seguras por longo pecíolo.
As flores são pequenas e esverdeadas e, na Europa brotam em junho a agosto.
Parte utilizada: Raiz e folha.
Origem: Europa.
Propriedades: Depurativa, tônicas, adstringente, febrífuga e laxativa.
Indicação: Eczemas e afecções da pele, escorbuto, sarna.
A tisana preparada com a fervura, durante meia hora, em um litro de água, de 20 gramas de suas raízes, tomada em doses de três xícaras por dia, e eficaz contra a eczema e as afecções da pele. Para uso externo, é excelente loção contra a tinha e as espinhas do rosto.
A tintura obtida de álcool de 90%, de boa qualidade é depurativo e tônico. A tintura deve ser deixada em escanço durante um mês, a fim de adquirir essa propriedade e misturada a água fresca, à razão de 5 gotas de cada vez.
A raiz macerada longamente com vinho, constitui um dos melhores antiexcorbuto. Diz-se o mesmo que a raiz fresca, ralada e misturada, em partes iguais com o enxofre, é aplicada em fricções repetidas para a sarna.
A paciência é uma planta de raiz forte, folhas não perecíveis e que cresce abundantemente nos campos, à beira de águas paradas e nos brejos.
Possui hastes com muitos ramos que podem atingir até 1,5 metros de altura; folhas ovais, pontudas e onduladas; e as suas flores são pequenas e de coloração esverdeada.
A paciência é rica em ferro, cálcio, vitamina C, fósforo, taninos, antraquinonas, flavonoides (quercetina) e ácido oxálico. As partes utilizadas da planta são a sua raiz e folha.
As propriedades
· Depurativa;
· Adstringente;
· Febrífuga;
· Laxativa;
· Sudorífico;
· Tônica.
Devido às suas propriedades, a paciência pode ser utilizada como um laxante suave, para tratar problemas reumáticos, biliares e da pele (inclusive úlceras da pele, sendo aplicado externamente na forma de cataplasma), anemia, desintoxicação do organismo, indigestão, absorção deficiente de vitaminas, pouca tolerância a gorduras, escorbuto, sarna, inflamações do aparelho respiratório, dentre outros problemas de saúde.
· Tratamento de eczemas e afecções da pele: A tisana preparada com 20g de raízes de paciência fervidas em um litro de água, durante meia hora, é um eficaz remédio para tratar eczema e afecções da pele. A indicação de consumo é de três xícaras ao dia. Para usar externamente, é uma boa loção para tratar as espinhas do rosto.
· Tintura: A tintura obtida de álcool (90% e boa qualidade) possui propriedades depurativas e tônicas. Deve-se deixar a tintura descansando durante um mês, para que possa adquirir essa propriedade e misturá-la à água fresca, na proporção de 5 gotas por vez.
· Antiescorbuto: A raiz macerada com vinho é usada como um dos melhores antiescorbuto.
· Sarna: A raiz da planta, fresca, ralada e misturada em partes iguais com o enxofre, é aplicada em repetidas fricções para o tratamento da sarna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário