A arte do bonsai, à primeira vista, nos fascina por sua beleza delicada, mas sem perceber que somos inoculados com um vírus que então cresce dentro de você e, pouco a pouco, você percebe como uma pequena árvore pode mudar sua vida.
Quando você inicia o caminho, “DO”, você aprende a cultivá-lo dia após dia e, em troca de seu cuidado, ele também cultivará você, sem que você perceba: faz você ter calma, ser paciente, tenaz, ousado, criativo, lhe transfere sua energia, melhora o seu estado de espírito e, finalmente, transforma a sua vida trazendo-lhe todos os dias, aquele pedaço de natureza viva e uma paz interior refrescante sendo ela própria uma relação íntima entre o homem e a natureza. A contemplação de um bonsai torna-se um agradável exercício de meditação. A arte do bonsai não tem que ser um fim em si, mas um meio para enriquecer-nos espiritualmente e culturalmente.
Em todo bonsai que se preze encontraremos a forma do triângulo e sua forma triangular é uma representação perfeita da vida: A parte inferior da árvore simboliza a terra, ao meio está o homem e no ponto mais alto a Deus, representando uma ponte entre o divino e o humano, entre o céu e a terra. Capturar esses sentimentos, é capturar o espírito que vai além de uma simples árvore, é encontrar o objetivo final pelo qual decidimos cultivar um bonsai e é certamente uma ocasião através da qual podemos aprender ou recuperar os valores da paciência, reflexão, humildade e respeito. Eles nos ajudam a nos tornarmos seres humanos melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário