quinta-feira, 7 de abril de 2016

Canela - Cinnamomum zeylanicum





Estimulante, gripes, resfriados, febres. - Originária do Sri Lanka, sudeste da índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.



Classificação científica

Reino Plantae

Divisão Magnoliophyta

Classe Magnoliopsida

Ordem Laurales

Família Lauraceae

Género Cinnamomum

Espécie C. zeylanicum



Nome binomial Cinnamomum zeylanicum



A caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae.



É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato oval-longo com 7–18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.



A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores.



Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por 'curar' resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.



A canela é conhecida desde da antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.



É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada (em hebraico: קִנָּמוֹן qinnāmôn) e cássia, e em Provébios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos.



No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro.



O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientais, holandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638.



As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.



Sendo uma especiaria muito mais cara do que a cássia, nativa da China e de Mianmar, normalmente a substitui. A casca do tronco de ambas as especiarias é facilmente distinguível, e suas características microscópicas também.



Quando moídas e tratadas com tintura de iodo (teste para verificar o amido), um pequeno efeito pode ser visto na canela pura de boa qualidade enquanto que a cássia apresenta uma coloração azul escura.



Na medicina



Estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (USDA) indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos)



Os efeitos, que podem ser conseguidos ao utilizar canela em chás, beneficiam também diabéticos. Não se sabe ao certo se o consumo de canela é efetivo no combate à hipertensão arterial. Há três estudos em andamento monitorando a questão do efeito na pressão sanguínea.



Informação Nutricional



Canela



Quantidade por



100 gramas



Calorias 247



Gorduras Totais 1,2 g



Gorduras Saturadas 0,3 g



Gorduras Poliinsaturadas 0,1 g



Gorduras Monoinsaturadas 0,2 g



Gorduras Trans 0 g



Colesterol 0 mg



Sódio 10 mg



Potássio 431 mg



Carboidratos 81 g



Fibra Alimentar 53 g



Açúcar 2,2 g



Proteínas 4 g



Vitamina A 295 IU Vitamina C 3,8 mg



Cálcio 1.002 mg Ferro 8,3 mg



Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,2 mg



Vitamina B12 0 µg Magnésio 60 mg



A casca interior da caneleira, uma especiaria antiga, deixa um sabor quente e agradável na língua. Já os seus benefícios para a saúde não são tão conhecidos. Investigações recentes apontam para um uso novo: a canela parece trabalhar com a insulina para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.



Planta da família das laureacea, também conhecida como aneleira, canela da índia e caneleira do Ceilão. A canela e uma árvore perene que pode atingir até 8 ou 9 metros de altura.



O tronco chega a medir até 35 cm de diâmetro. A caneleira precisa de 1.300 mm de chuva por ano e uma temperatura média anual superior a 21 °C.



A árvore tem as folhas de cor verde clara, com forma oval lanceolada, e uma textura áspera, medindo aproximadamente 20 cm de comprimento.



As flores são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em caches ramificados.



A especiaria e derivada da casca marrom do tronco, que forma pequenos talos com estria coes longitudinais. O tronco da canela em pó ou em pau e usado como especiaria.



A Cinnamomum zeylanicum cresce bem em solo brasileiro, onde já foi bem cultivada no passado, tendo sido introduzida pelos jesuítas.



Simbolicamente, a canela e uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada.



Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.



Historicamente, a canela foi usada para tratar problemas gastrointestinais e dismenorreia por distúrbios de microcirculação O óleo essencial é usado contra varizes



Indicações



Indisposições digestivas e constipações: A canela aquece e estimula, sendo um remédio apreciado para indisposições digestivas. Em infusão, ajuda a aliviar gases, dilatação do abdômen, enjoos e indigestão e acelera a recuperação de uma infecção gastrointestinal.



Tem uma moderada ação antibacteriana e antifúngica e actua contra Heliobacter pylori, um organismo que pode causar úlceras no estômago. Em constipações, gripes, infecções respiratórias e tosse, a canela é um tratamento agradável até para crianças.



Outros usos



A capacidade da canela estimular a circulação é muitas vezes negligenciada; tomada a longo prazo, reforça o afluxo de sangue às mãos e aos pés. Também pode ser tomada regularmente uma das recomendações é tomar uma colher de chá de canela em pó à noite - para ajudar a manter níveis de açúcar estáveis.



Propriedades



Usos etnofarmacologicos: condimentar, aromática antidiarreica, digestiva, emenagoga, insulina-analoga, anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana.



Princípios ativos



Óleo essenciais cynamaadeido, tenois, temperos, eugenol, ácido trans-cinamico, hidroxicinamaldeido. o-metoxicinamaldeido, álcool cinamil e seus acetato. limoneno, a-terpineol, taninos ; Mucilagem; Procianidinas oligomerica; Cumarina.



Contraindicações/cuidados: A canela e contraindicação para pessoas com hipersensibilidade a canela ou ao bálsamo de Peru. Outras contraindicações não foram ainda identificadas.



Terato-genicidade em embriões de galinhas foi relatado em um artigo. Porém, em outro estudo, nenhuma evidência de teratogenicidade foi encontrada em ratos administrados um extrato de metanol de canela. A canela está na lista do FDA, ou seja, quando usada como alimento, e geralmente considera segura.



Efeitos colaterais



O consumo humano de grandes quantidades de canela ou de quantidades moderadas de óleo de canela mostrou causar um aumento da frequência cardíaca, da mobilidade intestinal, da respiração e da perspiração através da estimulação química do centro vasomotor.



Este estado de função acelerada do corpo e seguido em um período sedativo centralizado, incluindo sonolência ou depressão. Casos de dermatite de contato foi relatada após uma única exposição e também com o uso repetido de preparações contendo canela.



Lesões nas mucosas orais foram associadas com a mastigação de chicletes e balas de canela. A exposição ao óleo de canela foi mencionada como um fator de risco para o câncer.








Nenhum comentário:

Postar um comentário