QUEM SOMOS!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cedro - Platycladus orientalis






Classificação científica
Reino   Plantae
Divisão Pinophyta
Classe  Pinopsida
Ordem  Pinales
Família Cupressaceae
Género Platycladus

Espécie            P. orientalis

Nome binomial Platycladus orientalis

Platycladus orientalis (antes designada como Thuja orientalis) é uma espécie de cupressácea, de folhagem perene, vulgarmente designada como arborvitae (árvore-da-vida), tuia compacta, tuia-da-china e cipreste, nativa da China e do Japão.

É a única espécie do seu género. Tem cones erectos e ovóides. A sua madeira é bastante durável. Tem folhas verde-claras, escamiformes, estreitas e pontiagudas, dispostas em quatro fiadas e com as margens divergentes, separadas do ramo.

As flores caracterizam-se pelos estróbilos masculinos, de cor castanha-avermelhada na extremidade dos ramos. Os frutos são, enquanto jovens, gálbulas ovoides, carnudas e azuladas, ficando secas e castanho-avermelhadas quando maduras, com 6 a 8 escamas e com um gancho no ápice.

A Tuia, árvore natural da Europa e América do Norte, também é conhecida no Brasil como pinheiro de cemitério, árvore-da-vida, cedrinho ou ciprestes.

Pertencente à família Cupressaceae, as suas árvores têm como característica troncos praticamente retos e folhagem verde-escamosa, contendo vários filamentos em sua formação. No geral, devido ao seu crescimento, costuma-se dar nova modelagem à planta, tornando-a um cone alto e esticado.

Cresce cerca de um metro nos dois primeiros anos. Nos anos seguintes a estes, dependendo da espécie em questão, pode passar a crescer um metro por ano.

Além de muito útil na parte decorativa, principalmente no Natal, a Tuia possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de algumas enfermidades, tanto humanas quanto veterinárias.

As partes da Tuia que são utilizadas na fitoterapia são os seus ramos, geralmente indicados para problemas externos como hemorroidas e verrugas, devido as suas propriedades anti-hemorroidal e antiverrugosa e tratando de partes internas do corpo, trata doenças como asma, transtornos menstruais e catarros bronquiais através de suas propriedades antiasmática, emenagoga e expectorante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário