QUEM SOMOS!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cascara sagrada - rhamnus purshiana



 



Classificação científica
Reino   Plantae
Clado   angiospérmicas
Clado:  eudicotiledóneas
Clado:  rosídeas
Ordem Rosales
Família            Rhamnaceae
Género            Rhamnus
Espécie           R. purshiana

Nome binomial          Rhamnus purshiana DC.
A cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), também conhecida por californian buckthorn, é uma planta medicinal, originária da floresta de coníferas do noroeste da América do Norte.

Tem propriedades laxativas devido aos compostos antraquinônicos presentes na planta, devido a esta razão é indicada nos casos de obstipação intestinal. Pode ser encontrada em forma de folhas para chá ou pó, geralmente vendido em cápsulas.

Reações adversas: Náuseas, diarreia, vómitos, cólicas intestinais, colestase e o seu uso continuado na obstipação crónica pode criar habituação.

A Rhamnus purshiana ou Cáscara Sagrada, como é chamada no Brasil, é uma planta reconhecida no mundo da medicina natural desde 1800, quando americanos descobriram através de receitas indígenas seus poderes de cura.

Propriedades e benefícios desta planta

Entre os benefícios oferecidos pelo chá da casca da árvore, o principal é o auxílio na digestão dos alimentos, por isso é recomendada em casos de prisão de ventre.

Um dos fatores que mais chama a atenção para esse poderoso remédio natural é que ele tem efeito imediato no organismo, não causando danos colaterais, como cólicas ou diarreias.

Por ter efeito laxativo e diurético, a Cáscara Sagrada também é utilizada em alguns tratamentos no auxílio da perda de peso. Mas vale lembrar que nenhum estudo médico comprovou efeitos reais nesse aspecto.

Entre os benefícios já comprovados a Cáscara Sagrada é recomendada em casos de:

Constipação crônica (mais conhecida como prisão de ventre);

Restabelecimento do fluxo menstrual;

Distúrbios da vesícula Biliar;

Infecção da vesícula biliar;

Cálculo na vesícula biliar;

Distúrbios no fígado;

Restabelecimento do tônus do cólon intestinal;

Tratamento de hemorroidas;

Infecção no Baço;

Diabetes;

Meteorismo intestinal.

Contraindicações

Como todo medicamento (mesmo que natural), alguns cuidados devem ser tomados em relação ao uso da Cáscara e sua contraindicação é clara em casos de:

Gravidez;

Mulheres que estão amamentando;

Pessoas que sofrem de distúrbios estomacais (gastrite e úlcera);

Apendicite;

Colite (inflamação no intestino).

A cáscara ajuda no emagrecimento graças à restrição da absorção das gorduras, com a ação dos movimentos peristálticos que fazem com que a comida passe mais rápido pelo intestino. Auxilia no funcionamento intestinal e atua como diurético, ajudando ainda a diminuir o inchaço e atua diretamente no emagrecimento, sendo auxiliar em dietas e excelente para quem tem problemas para emagrecimento.

Contraindicações

A planta atua como estimulante e, por isso, não é indicado para gestantes, pois pode causar aborto, nem para crianças e pacientes com transtornos gastrointestinais – diarreia, cólica, náuseas e vômitos. É preciso também buscar orientação médica para determinar as dosagens e o tempo de consumo, além de saber se a planta é realmente indicada ao seu caso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário