QUEM SOMOS!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Pimenta e suas variedades

 
A pimenta não só dá um toque diferente aos alimentos como também é atraente para decorar interiores. De notório sabor picante, utilizado para realçar receitas culinárias, a pimenta vermelha (Capsicum) também está ganhando fama entre as plantas ornamentais. 

O brilho da pele colorida em contraste com o verde das folhas tem levado a pimenteira para dentro de casas, escritórios e outros ambientes. Cultivada em pequenos vasos, a planta tornou-se objeto de decoração de interiores muito apreciada.


Seu uso como condimento é o principal mercado, mas o interesse pela pimenta como ornamentação vem fazendo diferença nas floriculturas. A procura tem crescido e, hoje, é fácil encontrar vasos com pimenteira em residências e estabelecimentos comerciais. Uma de suas belezas está na mudança de cor durante o amadurecimento, que vai do verde, passa por tonalidades de laranja e se reveste de vermelho vivo.

Indícios apontam que ela é uma das mais antigas plantas cultivadas no continente americano. A história conta que, entre os maias, a prática comum era utilizar a pimenta como medicamento. Espalhadas pelo mundo no período do descobrimento de novas terras além-mar, a pimenta primeiramente caiu no gosto dos espanhóis e portugueses. A cultura se expandiu no Brasil graças à agricultura familiar.


Por aqui, a iniciativa de agricultura familiar é a principal responsável pela expansão da área cultivada em vários estados. A pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes. É sensível a baixas temperaturas e não tolera geadas. Por isso, deve ser cultivada nos meses de calor.

Há várias espécies de pimenta, com cores, formatos, tamanho e intensidade de sabor diferentes. Podem ser encontradas na forma alongada, arredondada, triangular e quadrada. Algumas chegam a ser adocicadas. Mesmo em vaso, o plantio pode ser para consumo próprio.


Como alimento, a pimenta tem seu lado nutritivo. Contém vitamina A e é excelente fonte de vitamina C e B, além de possuir boa quantidade de magnésio, ferro e aminoácidos. Ela também tem efeito emagrecedor ao acelerar o metabolismo do organismo de quem a consome.

Mas o motivo de adicioná-la como tempero nas refeições, sanduíches e salgadinhos, é mesmo pela ardência que provoca ao ser mastigada. O gosto forte do condimento está presente no caroteno, pigmentação que dá a cor vermelha à planta.


Solo

Profundo, leve, fértil e bem drenado

Clima

Quente

Área mínima

Pode ser plantada em um vaso

Colheita

50 a 55 dias após a floração

Início

Em todas as regiões do Brasil podem ser encontradas espécies de pimentas. As mais cultivadas no país são pimenta-de-bode, malagueta, de cheiro, cumari, dedo-de-moça e pimenta-do-reino. Para a ornamentação, escolha variedades de menor porte e cor vermelha. Em geral, as sementes são híbridas, como as cultivares gion red, pirâmide e espaguetinho ornamentais e grisu f-1.

Plantio

Os melhores solos para o cultivo da pimenteira são os profundos, leves, férteis e bem drenados. Quando plantada no campo, faça em sulcos de 30 a 40 centímetros de largura e 20 a 25 centímetros de profundidade, com uma distância de 80 centímetros. Para o plantio em vasos, a dica é comprar mudas de produtores experientes.

Covas

Há a necessidade de covas apenas para os cultivos nos quais não são feitos os sulcos. O tamanho delas varia de acordo com o tipo de embalagem - bandejas ou saquinhos - da muda, mas um padrão de medida utilizado é 20 x 20 x 20 centímetros.

Transplante

Assim que as mudas apresentarem cinco folhas, ou atingirem dez centímetros de altura, pode ser feito o transplante para o campo ou vaso. Deve-se ter cuidado para não ferir as raízes ao retirá-las da embalagem. Após esse processo, irrigue regularmente as mudas, mas evite o encharcamento.

Cuidados

Na escolha de variedades, dê preferência às mais resistentes. Elas são uma das alternativas mais eficazes no combate às doenças que atacam a pimenteira. Uso de proteção nas mudas, controle adequado das plantas daninhas e aplicação correta de fungicidas e bactericidas registrados também ajudam a evitar doenças. As mesmas medidas podem ser utilizadas para impedir a presença de pragas na cultura.

Poda

Faça após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula a rebrota e a produtividade da planta.

Produção

A pimenteira pode produzir por vários meses, mas isso depende de condições favoráveis, como temperatura, fertilidade e variedade da espécie utilizada. Em geral, a colheita leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento da pimenta é mais rápido.


Espécies de Pimenta

Jamaican Red

Pimenta dioica (popularmente conhecida como pimenta-da-jamaica) é uma espécie de árvore que chega a medir 10 metros, da família das mirtáceas. Tal espécie de árvore possui casca lisa e acinzentada, folhas coriáceas, flores em cimeiras axilares e frutos bacáceos. 

Nativa da América Central e Caribe, sua madeira é própria para o fabrico de bengalas, e a casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos, aromáticos e sucedâneos da pimenta-do-reino. Também é conhecida pelos nomes de murta-pimenta, pimenta e pimenta-de-coroa.

As folhas desta árvore têm aplicações medicinais (ex.: em males ginecológicos ou como analgésico) e no fabrico de cosméticos e perfumes. A madeira utiliza-se para construção de móveis e de edifícios rurais. As flores são úteis para a produção de mel e as árvores para o sombreamento de cafezais, como cercas vivas ou como ornamentais. É nativa dos países neotrópicos aos quais se restringe a sua distribuição atual (México, Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Cuba e Jamaica).

Culinária

O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia. O interior dos frutos contém duas sementes que depois de beneficiadas dão um sabor especial às conservas, e servem para condimentação de carnes e mariscos. A pimenta-da-jamaica branca é ideal para carnes brancas, maioneses e molhos brancos, por ser mais suave. A preta é indicada para carnes vermelhas. A pimenta moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, carnes, sopas e molhos. A Jamaica é o maior produtor com cerca de 70% da produção mundial.

Trinidad Scorpion (Pimenta Trinidad Scorpion)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Trinidad e Tobago
·         Und. Scoville: 1.000.0000 - 2.000.000
·         Grau de Ardência: 9
·         Coloração Imatura: N/D
·         Coloração Madura: N/D
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 35 mm

Habanero (Pimenta Habanero)
·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 100.000 - 500.000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde claro
·         Coloração Madura: Laranja
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 mm

A Habanero é uma pimenta extremamente picante, chegando a escala de 50 vezes mais forte que a Jalapeño. Ela possui uma enorme gama de variedades. No México são cultivadas especialmente na Península de Yucatan, onde a variedade dominante da Habanero é a de cor laranja e amarela. No Caribe são cultivadas as Habanero vermelhas, onde uma pimenta semelhante a Habanero também é muito famosa e amplamente cultivada: a Scotch Bonnet.

Cultivo

As sementes germinam em torno de 21 dias, à uma temperatura de 21°C. Levam em torno de 100 dias para atingir o amadurecimento. A planta chegar a atingir uma altura de 450 mm, necessitando de um local com abundância de luz solar. Recomenda-se a utilização de estufas para uma melhor proteção e crescimento do cultivo. O fruto da Habanero tem a coloração verde clara em seu estágio imaturo e vermelha / laranja quando maduros.

Informações Gastronômicas

A Habanero é uma pimenta com um aroma bem caracterítico, difícil de confudir com qualquer outra pimenta. São suculentas quando frescas, apesar de não possuírem uma quantidade grande polpa. Nos EUA e México são geralmente utilizadas como ingrediente na preparação industrial de molhos de pimenta, apesar de serem utilizadas em molhos pertencentes a cozinha mexicana. 

A Habanero muito bem moída confere, aos molhos que a utilizam como ingrediente, não apenas um alto grau de ardência, mas também um aroma bem tropical. A Habanero também é muito utilizada em sua forma seca, geralmente trituradas de forma direta ou mesmo adicionando um pouco de água. 

Deve-se ter muito cuidado com o manuseio da Habanero! Não inale o pó da Habanero moída, utilize luvas no preparo e lave muito bem as mãos e utensílios utilizados!

Habanero Chocolate

A Pimenta Chocolate Habanero é uma pimenta muito saborosa, com um sabor frutado e intenso. Pertence a espécie Capsicum chinese e é uma das mais ardidas do mundo, atingindo o grau de ardência de 580.000 Scoville.

A Pimenta Chocolate Habanero tem origem na Jamaica e é uma pimenteira muito bonita, que produz frutos da cor de chocolate. Tem sabor extremamente frutado. A primeira sensação ao ingeri-la é de estar comendo uma fruta, porém muito mais muito ardida. Pode ser utilizada in natura, em conserva, seca e defumada.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. A colheita inicia-se de 90 a 120 dias após o plantio.

Biquinho Amarelo (Pimenta-de-Biquinho, Pimenta Biquinho)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 500 - 1.000
·         Grau de Ardência: 0
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 25 mm
·         Diâmetro Aproximado: 20 mm

A pimenta biquinho ou pimenta-de-biquinho é uma pimenta que ganhou fama e popularidade de forma extremamente rápida aqui no Brasil. Isso porque ela apresenta pungência (ardência) baixa, o que permite que sejam consumidas de maneira muito agradável.

Seu pequeno tamanho a torna ideal para que sejam consumidas por inteiras como aperitivo, sendo preparadas principalmente em conservas de vinagre. Elas chegam a alcançar em torno de 25 milímetros de comprimento e 20 milímetros de diâmetro na parte mais grossa e até 0.3 milímetros em seu extremo mais delgado. Recebem esse nome porque sua forma assemelha-se literalmente a um bico.

Seus frutos são de cor vermelha e possuem uma boa quantidade de sementes que confere uma sensação bem exótica ao serem mastigadas. A pimenta biquinho era utilizada inicialmente apenas como ornamentos ou de forma decorativa.

Apesar de apresentarem baixa pungência, já encontramos algumas amostras extremamente picantes, provavelmente submetidas ao processo de irrigação "por stress" da planta que causa a alteração e aumento repentino de concentração de capsaicína no fruto.

Além disso, é bonita e enfeita os pratos e saladas. O fruto é uma baga, lembrando uma cápsula. Apresenta grande variedade de formas, tamanhos e colorações. A coloração dos frutos maduros é vermelha, mas pode variar desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho e roxo até preto. O formato varia entre as espécies. Há frutos alongados, arredondados, triangulares e retangulares.

Habanero Red

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 100.000 - 500.000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde claro
·         Coloração Madura: Laranja
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 mm
·         Habanero (Pimenta Habanero)

A Habanero é uma pimenta extremamente picante, chegando a escala de 50 vezes mais forte que a Jalapeño. Ela possui uma enorme gama de variedades. No México são cultivadas especialmente na Penísula de Yucatan, onde a variedade dominante da Habanero é a de cor laranja e amarela. No Caribe são cultivadas as Habanero vermelhas, onde uma pimenta semelhante a Habanero também é muito famosa e amplamente cultivada: a Scotch Bonnet.

Cultivo

As sementes germinam em torno de 21 dias, à uma temperatura de 21°C. Levam em torno de 100 dias para atingir o amadurecimento. A planta chegar a atingir uma altura de 450 mm, necessitando de um local com abundância de luz solar. Recomenda-se a utilização de estufas para uma melhor proteção e crescimento do cultivo. Os frutos da Habanero têm a coloração verde clara em seu estágio imaturo e vermelha / laranja quando maduros.

Informações Gastronômicas

A Habanero é uma pimenta com um aroma bem característico, difícil de confundir com qualquer outra pimenta. São suculentas quando frescas, apesar de não possuírem uma quantidade grande polpa. Nos EUA e México são geralmente utilizadas como ingrediente na preparação industrial de molhos de pimenta, apesar de serem utilizadas em molhos pertencentes a cozinha mexicana. 

A Habanero muito bem moída confere, aos molhos que utilizam-na como ingrediente, não apenas um alto grau de ardência, mas também um aroma bem tropical. A Habanero também é muito utilizada em sua forma seca, geralmente trituradas de forma direta ou mesmo adicionando um pouco de água. Deve-se ter muito cuidado com o manuseio da Habanero! Não inale o pó da Habanero moída, utilize luvas no preparo e lave muito bem as mãos e utensílios utilizados!

Pitanga

·         Espécie: Capsicum Baccatum
·         Und. Scoville: 15.000 - 30.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha / Vermelha Escura
·         Comprimento Aproximado: 25 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 mm

Malagueta

·         Espécie: Capsicum Frutescens
·         Origem: Peru
·         Und. Scoville: 50.000 - 100.000
·         Grau de Ardência: 7
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 40 mm
·         Diâmetro Aproximado: 10 mm

A pimenta Malagueta é uma das pimentas mais famosas do Brasil, sendo também utilizada na culinária de países como Portugal e Moçambique, dentre outros países africanos. Possui classificação alta de ardência, chegando a atingir em torno de 60.000 SHU (Unidade Scoville).

Cultivo

A planta da pimenta Malagueta é amplamente cultivada no Brasil, chegando a atingir 2 metros e possui folhas com dimensões variando entre 50 x 100mm a 75 x 140mm (largura e comprimento, respectivamente), verdes e lisas. Seus frutos podem atingir até 30mm de diâmetro e 75mm de comprimento. Como característica comum de alguns frutos alongados, a quantidade de sementes em cada fruto é reduzida.

Informações Gastronômicas

A pimenta Malagueta é utilizada em diversos pratos da culinária brasileira e de outros países. No Brasil, são utilizadas de diversas maneiras, sendo comumente encontradas em conservas de vinagre ou molhos diversos.

Cumari (Cumari Verdadeira, Comari, Cumbari, Comari Verdadeira)

·         Espécie: Capsicum Baccatum
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 30.000 - 50.000
·         Grau de Ardência: 6
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Verde
·         Comprimento Aproximado: 10 mm
·         Diâmetro Aproximado: 8 mm

Por mais que seja conhecida por diversos nomes, a cumari tem sabor e fragância inconfundíveis!

Ela é comumente chamada de cumari verdadeira ou comari verdadeira, para que possa ser diferenciada de uma outra variedade muito semelhate a ela, chamada de cumari-do-pará. Essa semelhança ocorre apenas na aparência e nunca no sabor e na fragrância. Cada uma pertence, inclusive, a espécies distintas. 

A cumari verdadeira pertence a espécie Capsicum baccatum e a cumari-do-pará pertence a espécie Capsicum chinense. A cumari verdadeira é muito apreciada aqui no Brasil, sua terra natal, principalmente na região sudeste. O interior de São Paulo é uma das regiões de maior produção da cumari verdadeira.

Os frutos da cumari verdadeira são pequenos e ovalados, tendo um comprimento médio de 10 milímetros e diâmetro de 8 milímetros. Mesmo possuindo pequeno porte, sua pungência é alta e os molhos e conservas preparados com a cumari já ganharam respeito e apreciação em seu aroma.
A cumari é colhida geralmente ainda verde, pois além de já apresentar um grau de pungência excepcional, ela é um dos alimentos preferidos de passáros que sobrevoam a plantação.

No Brasil, além de serem utilizadas em conservas, molhos, temperos, etc., muitas pessoas gostam de cortar 1 ou 2 pimentas cumari sobre seus pratos e logo em seguida, coloca arroz e feijão sobre elas, misturando muito bem. O arroz e feijão é um dos pratos mais típicos da culinária brasileira e ficam com um sabor indescritível ao receberem um toque especial da pimenta cumari.

Murupi (Pimenta Murupi)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 50.000 - 100.000
·         Grau de Ardência: 7
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Amarelo / Vermelho
·         Comprimento Aproximado: 50 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 a 40 mm

Chilli Pepper Pete Naga

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Inglaterra
·         Und. Scoville: 500.000 - 1.000.0000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelho
·         Comprimento Aproximado: 48 mm
·         Diâmetro Aproximado: 22 mm

A pimenta Chilli Pepper Pete Naga foi criada após inúmeros testes de cruzamentos de variedades de pimentas dentro de uma mesma espécie, na Inglaterra.

Ela foi submetida aos testes de concentração de capsaicina pela Universidade de Warwick confirmaram a marca de 1.086.844 SHU, confirmando a presença da Chilli Pepper Pete Naga como uma das pimentas mais pungentes do mundo.

Bhut Jolokia

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Índia
·         Und. Scoville: 500.000 - 1.000.0000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelho
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 mm

Bhut Jolokia, ex-recordista mundial em ardência de acordo com o Guinness Book, é originária da Índia, mais precisamente do estado de Assam (também conhecido pelo cultivo de chá) e de algumas regiões dos estados de Manipur e Nagaland. Os primeiros rumores de sua existência iniciaram-se em meados do ano 2000, mas veio à tona publicamente apenas em 2005. Em 2006 iniciaram-se os testes definitivos para medir sua classificação, sendo executados pelo renomado Chile Pepper Institute da Universidade Estadual do Novo México. 

A Bhut Jolokia foi submetida a testes por quase 1 ano, sendo utilizados os métodos de análise de DNA e HPLC (High Performance Liquid Chromatography). Durante os testes a Bhut Jolokia chegou a atingir um pico de 1.001.304 SHU, de acordo com o Chile Pepper Institute, conferindo a Bhut Jolokia o título de pimenta mais forte (pungente) do mundo até 2011. 

Desde 2011 algumas novas campeãs surgiram no cenário mundial das pimentas nucleares: a Trinidad Scorpion com aproximadamente 1.5 Milhões de SHU, a Chocolate 7 pot com 1.8 Milhões de SHU e a atual campeã a Trinidad Moruga Scorpion com a incrível marca de 2.000.000 (2 milhões!!) de SHU.

Cultivo

A planta da Bhut Jolokia chega a atingir entre 450 mm a 1,2 metros e possui folhas com dimensões variando entre 50 x 100mm a 75 x 140mm (largura e comprimento, respectivamente), verdes e lisas.

Seus frutos podem atingir até 30mm de diâmetro e 75mm de comprimento. Como característica comum de alguns frutos alongados pertencentes a espécie Capsicum chinense, a quantidade de sementes em cada fruto é reduzida.
Bhut Jolokia prefere climas quentes e necessitam de um longo período para atingir o amadurecimento. Suas sementes germinam em torno de 10 dias, se mantidas em ambiente adequado à uma temperatura constante de 27°C, levando em torno de 120 dias para o amadurecimento.

Informações Gastronômicas
A Bhut Jolokia necessita de cuidados especiais para manuseio e principalmente utilização. Normalmente todo o seu interior (polpa e placenta) é retirado antes de utilizá-la em algum prato específico, para diminuir um pouco seu grau de ardência. São utilizados tanto em sua forma seca quanto frescas, em saladas e molhos. 

Observação: deve-se utilizar proteção para as mãos, como por exemplo luvas, no manuseio dos frutos da Bhut Jolokia, para evitar danos à pele. Caso queira moer seus frutos, é essencial a utilização de proteção para os olhos.

Bhut Jolokia Chocolate

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Índia
·         Und. Scoville: 500.000 - 1.000.0000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Marrom (Chocolate)
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 mm

Bhut Jolokia Chocolate é uma variação da pimenta Bhut Jolokia. As plantações presentes no estado de Assam, na India, já são conhecidas por apresentarem variedades interessantes de suas principais pimentas na versão chocolate.

A região de Assam também é muito famosa por ser responsável pelo cultivo das pimentas mais fortes existentes, tais como a própria Bhut Jolokia, Naga Jolokia, Borbih, Raja Chilli, Bih Jolokia, Naga Moresh, dentre outras.

Cultivo

A planta da Bhut Jolokia Chocolate chega a atingir entre 450 mm a 1,2 metros e possui folhas com dimensões variando entre 50 x 100mm a 75 x 140mm (largura e comprimento, respectivamente), verdes e lisas. 

Seus frutos podem atingir até 30mm de diâmetro e 75mm de comprimento. Como característica comum de alguns frutos alongados pertencentes a espécie Capsicum chinense, a quantidade de sementes em cada fruto é reduzida. 

Bhut Jolokia Chocolate prefere climas quentes e necessitam de um longo período para atingir o amadurecimento. Suas sementes germinam em torno de 10 dias, se mantidas em ambiente adequado à uma temperatura constante de 27°C, levando em torno de 120 dias para o amadurecimento.

Informações Gastronômicas

A Bhut Jolokia Chocolate necessita de cuidados especiais para manuseio e principalmente utilização. Normalmente todo o seu interior (polpa e placenta) é retirado antes de utilizá-la em algum prato específico, para diminuir um pouco seu grau de ardência.

São utilizadas tanto em sua forma seca quanto frescas, em saladas e molhos. Observação: deve-se utilizar proteção para as mãos, como por exemplo luvas, no manuseio dos frutos da Bhut Jolokia Chocolate, para evitar danos à pele. 

Caso queira moer seus frutos, é essencial a utilização de proteção para os olhos.A região de Assam é muito famosa por ser responsável pelo cultivo de diversas pimentas "nucleares", tais como a própria Bhut Jolokia, Naga Jolokia, Borbih, Raja Chilli, Bih Jolokia, Naga Moresh, dentre outras.

Infinity Chilli (Pimenta Infinity)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Inglaterra
·         Und. Scoville: 500.000 - 1.000.0000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: N/D mm
·         Diâmetro Aproximado: N/D mm

A pimenta Infinity Chilli foi submetida à testes pela Universidade de Warwick e obteve a incrível marca de 1.176.182 SHU, garantido seu lugar entre as pimentas mais pungentes do mundo.

Naga Viper Chilli (Pimenta Naga Viper)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Inglaterra
·         Und. Scoville: 500.000 - 1.000.0000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: N/D mm
·         Diâmetro Aproximado: N/D mm

A mais nova campeã do mundo! A pimenta Naga Viper atingiu a surpreendente marca de 1.349.000 SHU na Escala Scoville e tornou-se a pimenta mais pungente da atualidade!

Red Savina (Pimenta Red Savina)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Und. Scoville: 100.000 - 500.000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 30 mm

Scotch Bonnet (Pimenta Scotch Bonnet)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Caribe
·         Und. Scoville: 100.000 - 500.000
·         Grau de Ardência: 8
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Amarela, Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 50 mm
·         Diâmetro Aproximado: 25 mm

A pimenta Scotch Bonnet pertence ao grupo das pimentas mais fortes conhecidas, sendo semelhantes à Habanero. São originárias do Caribe, mas seu principal produtor atualmente é a Jamaica. Ao pé da letra pode ser traduzida como "Boné Escocês", devido a semelhança de sua geometria ao formato desse chapéu.

Cultivo

As sementes da pimenta Scotch Bonnet germinam em torno de 21 dias, à uma temperatura de 21°C. A planta leva em torno de 120 dias para atingir o amadurecimento, chegando a medir 450 mm de altura. 

Aconselha-se a utilização de estufa para proteção e melhor aproveitamento do cultivo. A pimenta Scotch Bonnet necessita de local com abundância de luz solar para um melhor desenvolvimento.

Informações Gastronômicas

Assim como a pimenta Habanero, a Scotch Bonnet é uma pimenta muito, muito picante. Seu sabor é bem característico e facilmente distinguivel. Assim como as pimentas Habanero, não possuem muita polpa. Nos EUA e no Caribe são utilizadas como ingredientes para os molhos de pimenta industrializados. Na Jamaica, a pimenta Scotch Bonnet é um ingrediente muito utilizado na preparação de pratos com arroz. No Caribe, são muito utilizados nos molhos para pratos com carne seca.

Rocoto (Pimenta Rocoto)

·         Espécie: Capsicum Pubescens
·         Origem: Peru
·         Und. Scoville: 50.000 - 100.000
·         Grau de Ardência: 7
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha, Amarela, Marrom
·         Comprimento Aproximado: 40 - 70 mm
·         Diâmetro Aproximado: 40 mm
·         Rocoto (Pimenta Rocoto)

Rocoto é a denominação comum as pimentas pertencentes a espécie Capsicum pubescens, as quais possuem uma grande resistência ao frio. Estão presentes na América do Sul, de acordo com arqueólogos, a mais de 7000 anos. 

Nos Andes são cultivadas em locais serranos ou mesmo montanhas. Possuem forma semelhante à uma pera, sendo que algumas de suas variedades são chamadas de Chile Perón (Pimenta Pera) e outras de Chile Manzano (Pimenta Maçã).

Cultivo

A Rocoto tem capacidade de resistir a uma temperatura de até -5°C, mas com perda significativa na produtividade (tempo de amadurecimento e principalmente colheita dos frutos). 

Como mencionado anteriormente, elas se adaptam bem às regiões serranas e montanhosas. A planta pode atingir até 2 metros de altura, apresentando folhas verdes (escuras e claras). Suas flores são violetas com o núcleo na cor branca. Os frutos da Rocoto chegam a medir até 70 mm de comprimento e 40 mm de diâmetro.

Informações Gastronômicas

A Rocoto possui um sabor frutoso e levemente tropical. Seus frutos são suculentos, apresentando bastante polpa e sendo preparados de forma frita, principalmente no Perú. Também é bastante utilizada em molhos, como por exemplo no prato Ceviche, ou então podem ser recheadas (Rocoto Rellenos).

Tepin, Piquin, Pequin

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: América do Sul
·         Und. Scoville: 50.000 - 100.000
·         Grau de Ardência: 7
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 8 - 20 mm
·         Diâmetro Aproximado: 8 mm

A pimenta Tepin é uma das variedades mais primitivas de pimenta. Também é conhecida como Chiltepin, Piquin ou Pequin. Possui frutos bem pequenos, muito apreciados pelos pássaros - motivo pelo o qual suas sementes espalharam-se rapidamente pelo continente. 

Nos EUA recebem o nome de Bird Pepper. Embora pertencentes a espécie Capsicum annuum, seus frutos crescem apontando para cima, característica comum das Capsicum frutescens.

Cultivo

As sementes da pimenta Tepin são mais difíceis para germinarem, levando às vezes muito mais do que 4 semanas para que os brotos apareçam. A planta leva em torno de 120 dias para atingir o amadurecimento, chegando a medir aproximadamente 2m de altura.

Informações Gastronômicas

A pimenta Tepin é muito utilizada em saladas, molhos, sopas e principalmente adicionadas ao feijão. Seu pequeno porte torna sua colheita não muito produtiva, fazendo com que se torne uma pimenta cara. No México os frutos mais pequenos são utilizados na preparação de molhos de pimenta industrializados.

Cayenne ( Caienne, Caiene, Caienna, Caiena)
·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 30.000 - 50.000
·         Grau de Ardência: 6
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 50 - 200 mm
·         Diâmetro Aproximado: 10 - 20 mm

A Cayenne é extremamente conhecida pela forma mais comum de seus frutos - longos, finos e distorcidos. Apresentam um grau de ardência alto e podem variar de 50 a 200 mm de comprimento.

É uma das plantas mais antigas da espécie, com evidências do período pré-colombiano e citadas históricamente, pela primeira vez, em torno de 1540. Recebeu o nome de Cayenne por ser este o nome da capital da Guiana Francesa, bem como o nome do rio onde essas pimentas - não mais atualmente - eram cultivadas. Atualmente existe uma grande variedade de tipos, muitos pertencendo às regiões do extremo Oriente.

Cultivo

As sementes da Cayenne brotam, geralmente, após 21 dias. Para atingir o amadurecimento ela leva em torno de 90 dias. Atinge uma altura média de 450 mm, podendo chegar a 750 mm em alguns casos. Seus frutos, como já mencionado, podem variar entre 50 a 200 mm de comprimento.

Informações Gastronômicas

A Cayenne é comumente utilizada em sua forma seca. Além da alta ardência (pungência), elas possuem um sabor suavemente amargo. Grande parte da produção em alta escala da Cayenne é direcionada para a linha de temperos em pó. 

São trituradas em grânulos espessos, apesar de manterem um sabor de maior qualidade se forem compradas frescas e moídas instantes antes de serem utilizadas. Na culinária asiática a Cayenne e suas variedades não podem faltar em seus pratos.

Tabasco (Pimenta Tabasco)

·         Espécie: Capsicum Frutescens
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 30.000 - 50.000
·         Grau de Ardência: 6
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelho Alaranjado
·         Comprimento Aproximado: 40 - 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 10 mm
·         Tabasco (Pimenta Tabasco)

A pimenta Tabasco ficou mundialmente famosa devido a sua utilização no molho americano de mesmo nome, isso há mais de 125 anos. São semelhantes a pimenta Cayenne, mas pertencentes a espécie Capsicum frutescens. Como a maioria dos frutos dessa espécie, eles crescem com suas pontas voltadas para cima. O nome Amazon também é utilizado para denominar a pimenta Tabasco.

Cultivo

As sementes da pimenta Tabasco brotam, geralmente, após 21 dias. Para atingir o amadurecimento ela leva em torno de 90 dias. Atinge uma altura média de 580 mm, podendo chegar a 1,5m em alguns casos. Seus frutos, como já mencionado, podem variar entre 40 a 60 mm de comprimento.

Informações Gastronômicas

A pimenta Tabasco, originária do México e mundialmente famosa pelo molho de mesmo nome (originário da Louisiana), é muito apreciada mundialmente. Além de seu sabor inconfundível, ela é a favorita devido a quantidade de extrato que cada fruto produz, apesar de suas pequenas dimensões. 

Os frutos são triturados e salgados, posteriormente colocados em recipientes de madeira onde serão deixadas fermentando por anos. Após a fermentação o molho da pimenta Tabasco recebe a adição de vinagre e outros condimentos para finalização de sua preparação.

Thai (Pimenta Thai)

·         Espécie: Capsicum Frutescens
·         Origem: Tailândia
·         Und. Scoville: 30.000 - 50.000
·         Grau de Ardência: 6
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 30 - 40 mm
·         Diâmetro Aproximado: 5 - 10 mm

A Thai é uma pimenta que apresenta pouca polpa e é caracterizada pela alta duração de sua ardência. Como é característico das pimentas da espécie Capsicum frutescens, os frutos da Thai crescem com suas pontas para cima.

Cultivo

Frutos verdes da pimenta Thai surgem em torno de 65 dias, amadurecendo para cor vermelha em torno de 90 dias após germinação. A pimenta Thai também é muito usada como planta ornamental.

Informações Gastronômicas

A pimenta Thai é utilizada principalmente na cozinha do sudoeste asiático, não sendo indicadas para fritura, mas são excelentes em sua forma seca.

Bode (Pimenta Bode, Pimenta de Bode)

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 15.000 - 30.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Laranja / Amarela / Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 10 - 20 mm
·         Diâmetro Aproximado: 10 - 20 mm

A pimenta bode ou pimenta-de-bode é outra variedade de pimenta da espécie Capsicum chinense extremamente conhecida e apreciada no Brasil. Ela marca presença de maneira especial em diversos pratos da culinária brasileira, principalmente no estado de Goiás. A cada dia a pimenta bode ganha mais adeptos de seu sabor, forma e cores (características que podem variar bastante entre elas). Seu preparo em conservas é muito comum e extremamente procurado.

Apresenta facilidade em seu cultivo e boa produtividade, medindo geralmente de 10 a 20 milímetros de diâmetro. Suas plantas apresentam flores brancas, com 2 ou mais flores em cada nós (ocasionalmente 1 por nó).

Sua pungência também varia muito, chegando a um nível muito alto se a planta for cultivada sob stress, devido a irregularidade na irrigação ou exposição a condições climáticas muito severas.

De Arból (Pimenta De Arból)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 15.000 - 30.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Laranja
·         Comprimento Aproximado: 70 - 90 mm
·         Diâmetro Aproximado: 7 mm

A De Arból recebeu seu nome devido a forma e robustez de sua planta, podendo ser traduzindo vagamente como pimenta "de árvore". As vezes os frutos da De Arból são confundidos com os da Cayenne, mas isso é incorreto. A De Arból é mais suave do que a Cayenne e possuem apenas leve semelhança visual.

Cultivo

A De Arból leva em torno de 90 dias para atingir a maturidade, após plantio, necessitando de um local com abundância de luz solar para se desenvolverem com sucesso.

Informações Gastronômicas

A De Arból assemelha-se a Cayenne na questão da falta de poupa, ou seja, são geralmente utilizadas em sua forma seca. No México são muito utilizadas em molhos.

Aji Amarillo

·         Espécie: Capsicum Baccatum
·         Origem: América do Sul (Andes)
·         Und. Scoville: 5.000 - 15.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Amarelo Ouro
·         Comprimento Aproximado: 60 mm
·         Diâmetro Aproximado: 20 mm

Aji Amarillo é o termo comumente utilizado nos países de língua espanhola da América do Sul para descrever a pimenta. Aji Amarillo é uma das inúmeras variedades de pimentas existentes por toda a região sulamericana (acredita-se que existem mais de 300 variedades). 

Dentre as espécies, a dominante é a Capsicum baccatum. Informações históricas dizem que a Aji já é cultivada a mais de 4000 anos, sendo utilizada pelos Incas, por exemplo, como adornos festivos e religiosos. Ela varia muito dentro da escala de ardência, podendo chegar, por exemplo, a classificação 8 (Aji Limo).

Informações Gastronômicas

A Aji Amarillo é utilizada de diversas maneiras e em diversos pratos da culinária sulamericana. Para mais informações, visite nossa seção de Gastronomia.

Dutch Red (Pimenta Holandesa Vermelha)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: Holanda
·         Und. Scoville: 5.000 - 15.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 100 mm
·         Diâmetro Aproximado: 15 - 20 mm

A Dutch Red é uma pimenta híbrida tipo exportação, provavelmente descendente de espécies da Indonésia. Seus frutos chegam a alcançar os 100 mm de comprimento e suas cores são semelhantes a Cayenne, mas com mais polpa e sabor agradável.

Informações Gastronômicas

A Dutch Red (Pimenta Holandesa Vermelha) é utilizada em diversos pratos, de maneira variada (por exemplo, molhos, saladas, no Arroz Asiático, etc). Devido a sua quantidade maior de polpa, a Dutch Red também pode ser frita. Em muitas receitas servem como substituta de pimentas mais raras, tais como as pimentas tailandesas, Serrano ou Fresno.

Jalapeño (Pimenta Jalapeño)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 5.000 - 15.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 75 mm
·         Diâmetro Aproximado: 35 mm

A Jalapeño é um clássico mexicano! Com seus frutos suculentos e arredondados na ponta, é inconfundível em sua forma e sabor. É originária da cidade de Jalapa (também conhecida como Xalapa), México. Nos EUA, principalmente no Novo México, existe uma variedade chamada TAM Jalapeño, que possui um tempo de amadurecimento mais rápido. Outras variedades da Jalapeño que possuem frutos maiores são a Giant, Conchos e El Jefe.

Cultivo

As sementes germinam em torno de 15 dias. A planta leva em torno de 90 dias para o amadurecimento e chega a atingir uma altura de 450 mm, desenvolvendo uma raiz robusta que se desenvolve numerosamente para os lados. 

Aconselha-se adubar muito bem o solo para um melhor desenvolvimento. A Jalapeño é geralmente colhida ainda verde, pouco antes de atingir a cor vermelha. Cada planta produz cerca de 30 frutos (com muita sorte, a quantidade de frutos da Jalapeño pode chegar entre 50 a 100 frutos numa única planta!).

Informações Gastronômicas

A Jalapeño é uma pimenta extremamente apreciada em diversos locais do mundo. Essas pimentas são ingredientes de inúmeras receitas, sendo utilizadas para recheios, molhos, grelhadas, fritas, etc. A Jalapeño fresca é muito utilizada em saladas, principalmente com tomates. 

Elas são indispensáveis na preparação do Nacho na cozinha mexicana. Além disso, no México, elas são secadas utilizando-se o processo de defumação, para que possam ser utilizadas na preparação do chamado Chipotle - nome dado a Jalapeño após sua secagem. Apenas as Jalapeño verdes são consumidas cruas, nunca as vermelhas.

Serrano (Pimenta Serrano)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 5.000 - 15.000
·         Grau de Ardência: 5
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 40 - 80 mm
·         Diâmetro Aproximado: 20 - 25 mm

A Serrano é uma pimenta suculenta, mas não com tanta polpa quanto a pimenta Jalapeño. Possui muito mais sementes do que se encontra normalmente numa pimenta, preenchendo praticamente todo o seu interior. Recebeu o nome de pimenta Serrano por ser comumente encontrada em regiões serranas.

Cultivo

As sementes da pimenta Serrano germinam em torno de 10 dias. A planta leva em torno de 80 dias para atingir o amadurecimento, chegando a medir aproximadamente 450 mm de altura. Sua raiz é forte e robusta e seus frutos podem ser colhidos ainda imaturos (verdes).

Informações Gastronômicas

A pimenta Serrano é comumente utilizada em diversos pratos "quentes", tais como molhos, saladas e arroz. No México e sudeste dos EUA são tão famosas quanto a pimenta Jalapeño, para a preparação de molhos. A pimenta Serrano é comumente utilizada para substituir a pimenta Thai em diversos pratos, na proporção 3 para 1 (3 pimentas Serrano = 1 Pimenta Thai). Não é indicado secar a Serrano, mas sim fritá-la, caso desejado.

Pimiento de Padrón

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: N/D
·         Und. Scoville: 2.500 - 5.000
·         Grau de Ardência: 4
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 30 - 70 mm
·         Diâmetro Aproximado: 15 - 30 mm

A Pimiento de Padrón é uma das pimentas mais famosas da Espanha. Seus frutos possuem aparência disforme, variando de fino a redondo, pequeno ou grande. A maior parte das variedades são suaves, embora algumas possuem pungência que chega a surpreender (até 5 na escala de referência).

Cultivo

As sementes da Pimiento de Padrón levam em torno de 10 dias para germinarem. Após 75 dias surgem os primeiros frutos verdes e em 90 dias eles amadurecem, adquirindo a cor vermelha.

Informações Gastronômicas

A Pimiento de Padrón é muito apreciada como antepasto na Espanha, sendo comumente servida em bares. Ela é lavada e dourada levemente em óleo de oliva numa frigideira. É servida acompanhada de fatias de pão.

Cascabel (Pimenta Cascabel, Aji Cascabel)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 1.500 - 2.500
·         Grau de Ardência: 3
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha / Marrom

A Cascabel, originária do México, são pimentas de pequeno porte, mas que podem variar de 3 a 5 na escala de ardência (entre 1.250 a 5.000 Unidades Scoville). A Cascabel recebeu esse nome devido à semelhança do som que suas sementes fazem ao serem balançadas, como o som do guizo de uma cobra Cascavel. Isso ocorre porque suas sementes ficam soltas quando a Cascabel alcança seu estágio de maturidade.

Cultivo

A Cascabel cresce em arbustos de até aprox. 1 metro de altura e produzem pimentas verdes (estado imaturo) que atingem a cor vermelha escura (as vezes quase marrom) em plena maturidade. São amplamente cultivadas em regiões da América Central e México.

Informações Gastronômicas

A Cascabel é muito utilizada na preparação de molhos, tanto inteiras quanto moídas. Fora do México são vendidas geralmente em sua forma seca.

Dedo-de-Moça (Pimenta Dedo-de-Moça, Chifre de Veado, Pimenta Vermelha, Calabresa)

·         Espécie: Capsicum Baccatum var. Pendulum
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 1.000 - 1.500
·         Grau de Ardência: 2
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 70 - 75 mm
·         Diâmetro Aproximado: 10 - 20 mm

A pimenta Dedo-de-Moça (também conhecida como Chifre de Veado, Pimenta Calabresa ou apenas por Pimenta Vermelha) é uma variedade da espécie Capsicum baccatum originária do Brasil. Possui ardência (pungência) e aroma suaves, sendo uma das pimentas mais famosas do Brasil.

Cultivo

A Dedo-de-Moça crescem em arbustos de até aproximadamente 2 metros de altura, os quais devem ser podados regularmente. Suas folhas chegam a medir em torno de 190 x 120 mm e produzem pimentas verdes (estado imaturo) que atingem a cor vermelha em plena maturidade. São comumente colhidos quando atingem o comprimento aproximado de 70 mm.

Informações Gastronômicas

A Dedo-de-Moça é muito comum na cozinha brasileira, sendo utilizada em conservas, crua, curtidas, sobremesas, molhos, etc. Em sua forma desidratada e triturada em flocos (com sementes), são conhecidas como Pimenta Calabresa.

Poblano (Ancho, Dolmalik)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México
·         Und. Scoville: 1.000 - 1.500
·         Grau de Ardência: 2
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha Escura
·         Comprimento Aproximado: 110 mm
·         Diâmetro Aproximado: 50 mm

Uma das pimentas mais populares no México, a Poblano pode atingir de 70 a 110 mm de comprimento e 50 mm de diâmetro. São chamadas de Ancho quando apresentadas em sua forma seca. Existe uma variedade parecida na Turquia chamada de Dolmalik, diferenciada apenas pela coloração. Muitos consideram a Poblano e Dolmalik idênticas.

Cultivo

A Poblano cresce em arbustos de até aprox. 650 mm de altura e produzem pimentas verdes (estado imaturo) que atingem a cor vermelha escura (as vezes quase marrom) em plena maturidade. Seus frutos levam em torno de 65 dias para amadurecerem.

Informações Gastronômicas

A Poblano é uma pimenta comumente preparada de forma cozida ou grelhada (dificilmente apreciada crua). É muito utilizada em diversos pratos da cozinha mexicana como, por exemplo, na receita Chile Rellenos.

Brinco de Princesa

·         Espécie: Capsicum Chinense
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 500 - 1.000
·         Grau de Ardência: 1
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 18 mm
·         Diâmetro Aproximado: 18 mm

Cebolinha (Pimenta Cebolinha, Pimenta-Cebola)

·         Espécie: N/D - N/A
·         Origem: Brasil
·         Und. Scoville: 500 - 1.000
·         Grau de Ardência: 1
·         Coloração Imatura: Verde Escuro
·         Coloração Madura: Verde Claro (Parcialmente Translúcida)
·         Comprimento Aproximado: 40 mm
·         Diâmetro Aproximado: 30 mm

New Mexican (Anaheim, California)

  • ·         Espécie: Capsicum Annuum
  • ·         Origem: Novo México, EUA
  • ·         Und. Scoville: 500 - 1.000
  • ·         Grau de Ardência: 1
  • ·         Coloração Imatura: Verde
  • ·         Coloração Madura: Vermelha
  • ·         Comprimento Aproximado: 150 mm
  • ·         Diâmetro Aproximado: 50 mm

Anaheim é vista atualmente como um subtipo mais suave da pimenta New Mexican e não como uma variedade separada. Pertence a espécie Capsicum annuum e é originária do Novo México, EUA. Seus frutos podem chegar a ultrapassar os 150 mm de comprimento e apresentam cavidades internas semelhantes ao do Pimentão.

São cultivadas a mais de 300 anos no Novo México, motivo pelo qual receberam esse nome. A New Mexican é uma pimenta que gera complexidade na definição das variedades provenientes de seu estado de origem, pois a Universidade Estadual do Novo México possui um departamento específico para o estudo desenvolvimento de novos subtipos baseados nessa variedade. Dentre os mais conhecidos, podemos citar a própria Anaheim, NuMex Ortega, NuMex Big Jim, Chimayo, Numex Baker, dentre outras.

Cultivo

Anaheim crescem em arbustos que possuem altura variando de 350 a 750 mm e produzem pimentas verdes (estado imaturo) que atingem a cor vermelha em plena maturidade. As plantas devem ser geralmente sustentadas por apoios artificiais (por exemplo, bambus) para evitar quebra ou envergadura excessiva, pois seus frutos são relativamente grandes e pesados para estrutura geral da planta. São comumente colhidos quando atingem o comprimento aprox. 100 a 120 mm, podendo chegar a comprimentos de até 15 cm.

Informações Gastronômicas

Devido às suas grandes cavidades internas, bem como a fácil remoção de suas sementes, as Anaheim são as preferidas para serem recheadas, como, por exemplo, na receita mexicana Chile Rellenos. Elas também podem ser grelhadas na churrasqueira, para serem servidas como acompanhamento. Não é aconselhável secar as Anaheim, apesar de serem comercializadas dessa maneira em sua terra natal (no caso, recebem o nome de Chile Pasado). Todos os sub-tipos de pimentas da New Mexican reagem bem ao congelamento ou mesmo preparação em conservas.

Peperoncini (Friggitello, Peperone, Peperoncino, Pimenta Doce)

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: N/D
·         Und. Scoville: 100 - 500
·         Grau de Ardência: 1
·         Coloração Imatura: Verde Clara
·         Coloração Madura: Vermelha
·         Comprimento Aproximado: 150 - 200 mm
·         Diâmetro Aproximado: 30 - 35 mm

Peperoncini é uma variedade da espécie Capsicum annuum muito apreciada e conhecida na Itália. O termo Peperoncini é utilizado mais comumente no inglês americano (bem como os termos Tuscan pepper, Sweet Italian peppers e Golden Greek peppers. Esta última é uma variedade grega da Peperoncini de cor amarela, muito conhecida e apreciada).

Na Itália esse tipo de pimenta é conhecida por friggitello (friggitelli, no plural) ou mais comumente peperone (peperoni, no plural), assim como outras variedades de pimentas suaves. O termo Peperoncini (peperoncino, no singular) é utilizado para as variedades de pimentas picantes.

No Brasil elas são conhecidas como Pimenta Doce e atualmente são encontradas com facilidade em feiras livres. 

Peperoncini não deve ser confundido com Pepperoni, nome do típico salame picante italiano.

Cultivo

Peperoncini crescem em arbustos de até aprox. 770 mm de altura e produzem pimentas verdes (estado imaturo) que atingem a cor vermelha em plena maturidade. São comumente colhidos quando atingem o comprimento aproximado de 80 a 100 mm, podendo chegar a comprimentos de até 200 mm.

Informações Gastronômicas

Peperoncini são tipicamente utilizadas em sanduíches, pizzas, saladas e antepastos, bem como guarnições para deixar alguns pratos com textura crocante e salgada.

Na Itália são geralmente consumidas frescas, secas ou curtidas em azeite de oliva. São comumente utilizadas em tempêros para realçar o sabor de molhos, carnes e vegetais. O peperoncino é um dos ingredientes de pratos como massas preparadas alla Puttanesca, bem como molhos à base de tomate, tais como o Molho á Bolognesa e o salsa alla diavola. Como antepasto é servido juntamente com picles, salame e outros embutidos defumados.

Feher Ozon Paprika

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: Holanda
·         Und. Scoville: 100 - 500
·         Grau de Ardência: 0
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Vermelha, amarela
·         Comprimento Aproximado: 150 mm
·         Diâmetro Aproximado: 40 mm

A pimenta Feher é uma das pimentas prediletas dos húngaros. Sua planta possui folhas de coloração verde escuro e seus frutos são arredondados, com coloração verde pálida no estágio imaturo e vermelha ou amarela quando maduro. A planta chega a atingir 600 mm de altura.

Cultivo

A Feher leva em torno de 100 dias para atingir a maturidade, após plantio, necessitando de apoio artificial (estrutura de bambu, por exemplo) para sustentação, devido aos frutos serem considerados pesados para a estrutura geral da planta.

Informações Gastronômicas

A pimenta Feher é suavemente semelhante ao pimentão e com aroma agradável. São preparadas geralmente cruas em saladas ou mesmo utilizada na prepação de pães, salames e queijos. A Feher também pode ser frita, pois possui uma espessa polpa.

Aleppo

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: Síria
·         Und. Scoville: 10 - 100
·         Grau de Ardência: 0
·         Coloração Imatura: N/D
·         Coloração Madura: Vermelha Escura

Aleppo é o nome de uma cidade situada ao norte da Síria, onde é cultivado esse tipo de pimenta (motivo pelo qual receberam esse nome). Possui uma classificação baixa de ardência e é mais comumente utilizada em pó, similar a páprica, mas com grânulos mais espessos. Também é conhecida como Near Eastern pepper, Halaby ou Halab.

Informações Gastronômicas

Aleppo é uma das pimentas preferidas pelos chefs do mundo inteiro que desejam adicionar um toque suave de sabor e fragrância autênticos do Mediterrâneo.

Cubanelle 

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: N/D
·         Und. Scoville: 0
·         Grau de Ardência: 0
·         Coloração Imatura: Verde Clara
·         Coloração Madura: Vermelha Alaranjada
·         Comprimento Aproximado: 140 mm
·         Diâmetro Aproximado: 60 mm

A Cubanelle tem forte presença na gastronomia de Porto Rico e é semelhante ao nosso pimentão, mas de proporções menores e forma mais sinuosa. Alguns exemplares possuem até uma forma pontiaguda. Algumas variedades da Cubanelle são conhecidas pelos nomes Biscayne, Gypsy e Key Largo, as quais possuem uma forma ainda mais pontiaguda. Algumas delas são originárias da Turquia.

Cultivo

As sementes brotam em torno de 21 dias, atingindo a maturidade após 65 dias. As plantas atingem uma altura média de 600 mm e seus frutos são relativamente grandes e pesados, tornando necessário a utilização de um sistema de sustentação, geralmente feito com estacas de bambu. Podem ser colhidas tanto em seu estágio imaturo, quanto no estágio maduro.

Informações Gastronômicas

As pimentas Cubanelle são geralmente recheadas, possuindo um aroma mais marcante do que o Pimentão. Isso fica ainda mais aparente se forem preparadas na grelha, em churrasqueira, para serem servidas como acompanhamento. Também são utilizadas cruas em saladas de preparo rápido.

Pimentão

·         Espécie: Capsicum Annuum
·         Origem: México, América Central e Norte da América do Sul
·         Und. Scoville: 0
·         Grau de Ardência: 0
·         Coloração Imatura: Verde
·         Coloração Madura: Amarela, Vermelha, Roxa, Laranja
·         Comprimento Aproximado: 120 - 150 mm
·         Diâmetro Aproximado: 100 - 120 mm

O Pimentão é uma das variedades mais suaves da espécie Capsicum annuum, originária de diversas áreas do continente americano. Podem atingir entre 120 a 150 mm de comprimento e até 120 mm de diâmetro. Devido a suas cores brilhantes e aparência vistosa, são apreciados em diversas partes do mundo, onde são ingredientes presentes em diversas receitas.

Cultivo

O Pimentão cresce em arbustos de até aprox. 600 mm de altura e produz frutos verdes (estado imaturo) que amadurecem em diversas cores diferentes.
As plantas devem ser geralmente sustentadas por apoios artificiais (por exemplo, bambus) para evitar quebra ou envergadura excessiva, pois seus frutos são relativamente grandes e pesados para estrutura geral da planta. Seus frutos levam em torno de 65 dias para amadurecer. Algumas variedades até 95 dias.

Informações Gastronômicas

O Pimentão possui uma textura úmida e crocante, com nenhuma ardência presente (não possui capsaicina, com exceção da variedade Mexibell). Os pimentões verdes geralmente são mais amargos, devido à falta de amadurecimento. São utilizados em pratos de diversas partes do mundo, não só em sua forma tradicional, mas também seco e moído como ingrediente pertencente à páprica. É uma fonte excelente de vitamina A, vitamina C e vários outros nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário